segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ESCOLAS PÚBLICAS:Em direção a se tornar hospício, FEBEM ou lixão das misérias Humanas.

Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícia para o dia 29/11/2009.


Podem dizer que sou insistente, mas prefiro dizer PERSEVERANTE, pois tenho FÉ, que um dia a miopia, a insensatez, a indiferença do poder público e dos empresários e empresas que fazem muita propaganda e pouco eficiência no terceiro setor (RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL) em outras palavras deveriam compensar o meio-ambiente e os seres humanos, pela destruição do meio-ambiente e da natureza humana, que sabe que estes líderes políticos, esses empresários que muitas vezes se enriquecem na promíscua relação entre o poder público e privado possam ser um pouco mais cristãos e ABREM SEUS OLHOS para perceber a guerra tribal que se avizinha e já é muito nítido nas grandes cidades entre as pessoas pobres, amontoadas em favelas convivendo lado a lado com a suntuosidade, a insensatez e a vaidade das pessoas ricas. Afinal Cristo dizia: “Estreita é a porta que conduz ao bom caminho, larga e espaçosa a que conduz à perdição ....”. O que dizer de uma Souza Cruz, Vale, Petrobrás, mineradoras, indústrias poluentes em geral, cimenteiras, exploração vegetal, celulose; enfim TODAS COM DÍVIDAS IMPAGÁVEIS AO DESTRUIR A NATUREZA E A SAÚDE HUMANA, E DEVERIAM INVESTIR SEUS IMENSOS LUCROS, NAS ÁREAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO-AMBIENTE!!!
Digo isso, pois não há um só dia em que não somos surpreendidos por casos tenebrosos que educadores, pais, funcionários e alunos padecem nessa “guerra” de ir a Escola e tentar fazer o que seria o normal: ENSINAR E APRENDER!!!
No Rio, balas perdidas, tráfico, milícias. Em São Paulo, vandalismo, destruição de carteiras, material escolar, roubo de merenda. E em todo o pais, brigas graves entre alunos, agressões a educador, sexo em ambiente escolar, uso de armas, gangues, ufa!!! Educar virou profissão de risco, a educadores enlouquecem, deprimem, adoecem!
Alunos sem limites, sem punição, sem respeito a adultos, marginalizam e criam uma estrutura de caráter lastreado em maldade, violência. Pais ausentes, desanimados, abandonam seu papel de criar normas, leis, controle sobre seus filhos.
Assim, se colocar grades nas janelas, a escola vira HOSPÍCIO, se levantar muros, vira FEBEM. Se jogar uma lona vira CIRCO!
Soluções existem, mas será que nossos líderes com seus filhos estudando em “ilhas” de excelência educacional, com o conforto de mansões e segurança, se aventuram a passar 1 mês em Escola Pública???

domingo, 29 de novembro de 2009


Livro Eduardo Aquino: Manual Educador Terapêutico

C) NÃO HÁ INICIO, MEIO E FIM, VIDA NEM MORTE E SIM DIFERENTES FORMAS DE CONSCIENCIA:
Como dizia o nosso amigo Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma“. Desde o inicio dos tempos, somos constituídos dos mesmos elementos. A vida no universo é como se fosse um grande caleidoscópico, onde os mesmos elementos se associam e se combinam e ecombinam. Mudam constantemente num giro que faz com que tudo se transforme e jamais se repita. Eternidade é uma danç cósmica sem fim. A mesma matéria gera diferentes formas de vida. Por exemplo, comemos carne de animais de abate (boi, porco, ave, peixe), mas nas proteínas dessas carnes, existe vida que sustenta nossa vida. Em outras palavras, vivemos do que já morreu e morreremos na matéria para que os outros vivam. Mas a energia é imortal. Existe uma frase da filosofia oriental que é a síntese dessa visão quântica: Não existe vida nem morte, real nem imaginaria. E sim, diferentes formas de consciência.

D) SOMOS DUAIS: MATERIA E ENERGIA EM CONSTANTE PROCESSO DE TRANSMUTAÇÃO.
Basta lembrar o que vimos até aqui as relações cérebro mente, matéria-energia, corpo-alma para percebermos que não dá mais para separar coisas mutantes, ou seja, que estão sempre em mudanças e transformações.
A energia da mente pensa, por exemplo, numa tragédia. A matéria chamada cérebro faz o coração (corpo) acelerar pela ansiedade e angustia daquele pensamento. Conclusão: energia muda matéria e mente muda a vida corporal. Assim é tudo no universo. Einstein já dizia que E=mc2, ou seja, E(energia) é igual a massa (matéria, desde que se submeta a grande aceleração c2 – velocidade da luz ao quadrado). Já que c é uma constante. Einstein provou que o eletron pra funcionar como energia (eletricidade) ora como elemento da matéria como no átomo.

sábado, 28 de novembro de 2009

Extraído do Livro Eduardo Aquino: O que os Jovens gostariam de saber e os Adultos têm dificuldade de responder

AMOR
O que é amor? Existe amor eterno?

Poetas, filósofos e pessoas que lidam com o sentimento humano tentam, há séculos, definir o amor.
Considero o amor o sentimento mais importante e nobre que há entre pessoas e delas com seu ambiente. Amar significa ter um afeto generoso, em que eu, gostando de alguém, não exijo nada em troca. É uma doação de afeto. Quem ama não exige, não chantageia, não sente ciúmes, não sente culpa, nem pena. O amor pressupõe respeito e compreensão. Ele é um sentimento amplo, tranqüilo e morno, porque dá uma grande paz de espírito. Por isso, o amor é eterno.
Ele é típico das pessoas amadurecidas, e tão fantástico que podemos amar a Humanidade sem conhecê-la como um todo. Quem ama partilha, sabe dividir e multiplicar os sentimentos. Uma vez que se adquire esse afeto tranqüilo e harmonioso, o amor pode manter-se por toda a vida e até além dela – existe amor eterno ....

Qual a diferença entre amor e paixão?

Existem diferenças básicas entre amor e paixão. Paixão é aquela coisa quente, ligante, fogosa, total! Uma pessoa apaixonada está cega diante das coisas e só pensa no objeto de sua paixão, tem dependência dele, o que se assemelha a uma droga: a pessoa tem abstinência quando longe da pessoa pela qual está apaixonada.
No entanto, a paixão é finita: como o convívio, vai cedendo espaço para o amor. Este é um sentimento mais morno, mais tranqüilo, sem exigências e sem tanta dependência. O amor é a conseqüência de uma relação saudável, respeitosa e compreensiva. A paixão é fervente, e o amor é tépido. Contudo, o que hoje aquece, um dia esfria; enquanto o que é tépido perdura por toda a vida, pois é mais fácil ser sustentado por nossa mente e coração. Existe até uma teoria dizendo que a paixão nunca dura mais de sete anos, já que a química afetiva é insustentável além desse tempo. Talvez por isso, as pessoas de antigamente alertassem para a “crise dos sete anos”.

Como saber que estamos amando?

Quem ama jamais duvida. O amor é uma coisa tão gostosa, tão nobre, clara e evidente, que toda pessoa que ama não tem dúvida do sentimento. O amor nos faz sentir completos, em paz. Ficamos cheios de energia afetiva. Se há dúvida, é porque não há uma preparação para o sentimento. O amor é o contrário da paixão, que muitas vezes nos faz sentir incomodados, excitados, acelerados. O amor é paz, é compreensão é bem estar.


Como saber que alguém nos ama?

O amor não exige prova, definição ou garantia.Ama-se, e pronto. Quando há esse amor, ninguém duvida dele, pois as pessoas não estão simplesmente interessadas umas nas outras. O interesse é a primeira forma de aproximação, mas quem ama gosta, independente do interesse, da sexualidade, do que for ... O amor é espontâneo, generoso e tranqüilo; é um estado de elevação de alma, de paz interior. Cada pessoa tem sua maneira de demonstrar o amor: ao falar, escrever, mandar flores, fazer poesias... Mas, a meu ver, o mais importante é a linguagem não verbal: o respeito, a dedicação, o cuidado, a atenção, o tempo que se dedica ao outro, a vontade de fazer o outro feliz, a paciência de escutar, de acompanhar a lugares ou programas de que o outro goste, por exemplo. Amara é partilhar, dividir, multiplicar os bons momentos de uma vida, uma família, enfim, é quando o “eu” é substituído pelo “nós”.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Do Livro Dr. Eduardo Aquino: Manual do Educador Terapêutico.
B) NÃO HÁ INICIO, MEIO E FIM, VIDA NEM MORTE E SIM DIFERENTES FORMAS DE CONSCIENCIA:
Como dizia o nosso amigo Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma“. Desde o inicio dos tempos, somos constituídos dos mesmos elementos. A vida no universo é como se fosse um grande caleidoscópico, onde os mesmos elementos se associam e se combinam e recombinam. Mudam constantemente num giro que faz com que tudo se transforme e jamais se repita. Eternidade é uma dança cósmica sem fim. A mesma matéria gera diferentes formas de vida. Por exemplo, comemos carne de animais de abate (boi, porco, ave, peixe), mas nas proteínas dessas carnes, existe vida que sustenta a nossa vida. Em outras palavras, vivemos do que já morreu e morreremos na matéria para que os outros vivam. Mas a energia é imortal. Existe uma frase da filosofia oriental que é a síntese dessa visão quântica: Não existe vida nem morte, real nem imaginária. E sim, diferentes formas de consciência.
C) SOMOS DUAIS: MATERIA E ENERGIA EM CONSTANTE PROCESSO DE TRANSMUTAÇÃO.
Basta lembrar o que vimos até aqui as relações cérebro mente, matéria-energia, corpo-alma para percebermos que não dá mais para separar coisas mutantes, ou seja, que estão sempre em mudanças e transformações.
A energia da mente pensa, por exemplo, numa tragédia. A matéria chamada cérebro faz o coração (corpo) acelerar pela ansiedade e angústia daquele pensamento. Conclusão: energia muda matéria e mente muda a vida corporal. Assim é tudo no universo. Einstein já dizia que E=mc2, ou seja, E(energia) é igual a massa (matéria, desde que se submeta a grande aceleração c2 – velocidade da luz ao quadrado). Já que c é uma constante, Einstein provou que o elétron pra funcionar como energia (eletricidade) ora como elemento da matéria como no átomo.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Livro Dr. Eduardo Aquino: Manual do Educador Terapêutico
3- A MENTE:
Nos tópicos anteriores, percebemos a incrível engenharia divina que faz o corpo funcionar com ou sem o cérebro. Vimos que o cérebro que processa todas as informações e aprende, segundo por segundo, a se adaptar ao mundo exterior. Está em busca constante de um estado de adaptação, de equilíbrio. Neste tópico vamos nos aventurar num terreno de tempo e espaço muito singular que é a mente humana.
A mente é a sede da consciência, o dar-se conta do mundo através da consciência que integra o pensar, o sentir, o agir. É o nosso mundo psíquico, onde o pensamento se integra aos afetos, ás emoções e aos sentimentos. Onde os sonhos e intenções serão transformados em realidade pela força de vontade, que nos dá a energia da ação.
Toda história humana é a síntese do trabalho incessante e incrível da mente. É dela que parte a condição de criar e inventar, transformar informações e transmiti-las à consciência e ao cérebro à velocidade da luz. É a mente humana que faz poesia e concebe todas as formas de criação artística. Tenta decifrar os mistérios da natureza, teme a morte e se interroga sobre o que existe alem da vida material. Questiona-se incessantemente: “De onde viemos? Pra onde vamos? O que somos?“

A RELAÇÃO PSIQUISMO E FISICA QUANTICA:
A mente é movida pela energia mais pura e incrível que há no universo. É a centelha de Deus que habita o corpo e o conecta com a alma na busca da lucidez. Ou seja, a luz divina, fim e o começo de tudo, a eterna transmutação matéria-energia.
A mente funciona com base nos princípios quânticos, que interferem imensamente na psicologia, na filosofia, na antropologia, na historia e em todos os ramos do conhecimento. Assim, é preciso saber alguns aspectos da Física Quântica (física das subparticulas) e suas cinco leis básicas no que diz respeito à vida mental.
A) PENSAR EQUIVALE A AGIR
Aplicação da pratica da filosofia e psicologia quântica:
Ao pensarmos, sonharmos, recordarmos o passado – evocando mágoas, ódios e ressentimentos ou saudades e boas lembranças – estamos, na verdade, vivendo novamente. Ao avançarmos no futuro, ansiosos, sofrendo por antecipação, estamos vivendo irrealmente. O cérebro reage ás sugestões da mente como se a energia psíquica da imaginação – pensada, sentida ou sonhada- fosse real. Assim, acordar á noite e atacar a geladeira ou ter sonhos sensoriais com alimentos (vendo-os, sentindo-lhes o cheiro e o gosto) promovem exatamente a mesma reação química do cérebro. O centro da saciedade é ativado e o da fome é desativado.
Daí o alerta para os pensadores compulsivos e aos “pré-ocupados“ com tudo! O cérebro não agüenta tanto estimulo. Assim o pensamento, é a própria ação, o que explica a exaustão ou o “cansaço mental”, mesmo a pessoa ficando parada, sem nada fazer, o gasto eletroquímico do cérebro é o mesmo quando imagino, sonho, ou ajo realmente.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Livro Dr. Eduardo Aquino: Manual do Educador Terapêutico.
2- O CEREBRO:
Fantástico esse computador biológico da vida que registra e detém todos os mistérios e segredos da matéria e da energia humana! É ele que processa informações continuamente, gera a energia que vira consciência, organiza e disciplina todos os órgãos, cada célula, cada molécula, cada sensação captada pelos cinco órgãos dos sentidos. Registra e armazena, sob forma de memória, todas as nossas experiências, pensamentos e emoções. Nunca erra a resposta a cada estimulo – a menos que tenha lesões e perda de suas células, os neurônios.
Mas que pena! Pode ser ludibriado pela energia da mente e do psiquismo que, pensando errado, sentindo angustia ou agindo ou agindo de forma inadequada, sobrecarregam as neurotransmissões elétricas e químicas. E o cérebro responde a isso com o stress da sobrecarga ou a hiperfunção. Então, prepare-se. Haverá conseqüências físicas e sintomas de corporais devido à exaustão do cérebro, que tem de ficar de “plantão“, em função do stress imaginário e dos perigos irreais criados pela mente. E também por problemas psíquicos como depressão, síndrome do pânico e fobias.
Esse órgão divino e em constante desenvolvimento não para de evoluir e sofisticar-se. Adora relaxamento, prazer rítmico: hora certa de dormir, comer, acordar, descansar e exercício físico diário. E, em conseqüência, produz um ópio natural anti stress, a beta-endorfina.
O cérebro envia normas de funcionamento a todos os órgãos e busca o equilíbrio físico e psicológico. Regula o corpo e, num trabalho incansável, transforma as moléculas dos alimentos em energia mental, sob forma de inteligência, sentimentos, força de vontade – pensar, sentir e agir. É um órgão transmutador, uma usina que transforma matéria em energia e cuida do corpo, da mente e da alma.
O cérebro, por incrível que pareça, trabalha de forma extremamente simples: através da transmissão elétrica e química, funciona em base binária – 0 (zero) e 1 (um). Daí a analogia com o computador.
Por exemplo: existe um sistema de regulação de peso através de uma substancia chamada ponderostato, que ativa ou desativa dois centro. O primeiro é o centro da FOME (chamaremos “zero”), e o outro o centro da SACIEDADE (chamaremos “um“). Assim, há uma constante alternância 0-1-0-1-0-1..., que depende da necessidade ou não de ingerir alimentos.
O funcionamento do cérebro tem feito os cientistas se digladiarem, imaginando se, no futuro, a inteligência artificial (os computadores) substituirá a inteligência natural (cérebro-mente). Quanto a mim, defensor das leis naturais e divinas em oposição às leis artificiais do “modernismo“, nem preciso dizer o que penso, não é mesmo?
Fico apenas admirando esse órgão fantástico, seus bilhões de neurônios, suas trilhões de conexões, sua sabedoria em dirigir de órgãos a moléculas, tentando nos dar condições de sobrevivência e o máximo de equilíbrio nesses milhões de anos em que habitamos a Terra.
Comove-me saber que nos animais sempre existiu esse computador da vida e, quanto mais se evolui na escala zoológica, mais complexo e instigante se torna esse órgão. Assim, nos mamíferos e, principalmente, nos primatas símios, temos uma semelhança genética de 98,6%. O cérebro é tão semelhante que tudo que já foi dito até aqui vale para qualquer chimpanzé, com exceção da energia do pensamento, uma exclusividade dos seres humanos. Uma exclusividade que significa para nós um grande desafio. Bem usada, a energia de pensar nos leva a Deus. Mal usada, é a maior fonte de doenças, guerras, crises, injustiças e sofrimentos.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Livro Dr. Eduardo Aquino
MANUAL DO EDUCADOR TERAPÊUTICO



Apresentação

Acompanhar as questões comportamentais nos dias atuais não é fácil. O excesso de tecnologias, os multimeios, tv, internet, jornais, celulares nos bombardeando de noticias de natureza negativistas na maioria delas, a competitividade que nos faz trabalhar em casa com emails profissionais, celulares que não param de tocar, o transito nos roubando horas preciosas do nosso cada vez mais exprimido dia-a-dia, nos aponta uma falência afetiva e a precariedade das nossas relações interpessoais. E para “entornar o caldo“, pais cada vez mais ausentes, muitas vezes separados, oprimidos pelo trabalho e as dificuldades financeiras, perdem o rumo quando o tema é educar, dialogar, contribuir para a formação estudantil, do caráter, da cidadania, moralidade e ética de seus filhos. Convenhamos que não está fácil nos equilibrarmos em meio a tudo isso. Este livro visa colaborar trazendo aspectos mais relevantes e práticos no que diz respeito à CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO, vista à luz da psiquiatria, das neurociências, da ecologia humana, abordando conceitos básicos, orientações, exemplos práticos. Pretende ser um pequeno manual, ponto de partida para os que estejam precisando “de um S.O.S“ do tipo: O que eu faço com meus filhos? Ou motivar a aprofundar algum dos temas propostos aqui com leituras mais profundas e técnicas. Seja como for, é hora de resgatar o afeto, a comunicação, o relacionamento pais- filhos, educadores- alunos, essencial para um lar e escola sadios.


CAPITULO I

UMA NOVA VISÃO DO SER HUMANO

As quatro dimensões da vida, conceito de saúde e doença.

A compreensão da natureza humana é premissa básica daqueles que habitam esse fabuloso planeta. Deveria ser aprendizado básico de todo ser humano, sempre envolvido em conflitos constantes desde os primórdios: ódios, violência, disputa pelo poder, medos, opressão, culpas, angustias, vaidades, diferenças raciais, sócio-econômicas, religiosas e, por aí vai.
Mas reconheçamos que também somos criativos, inteligentes, ágeis, capazes de inventar, descobrir, transformar e evoluir nessa sucessão de “dias luminosos e noites trevosas“ que caracteriza a historia da civilização com seus altos e baixos, expansão e retração, guerra e paz, nessa árdua trajetória existencial.
Como esse ideal de compreensão é ainda meramente um sonho inatingível nos tempos atuais, alguns de nós teremos que liderar essas transformações que resultarão no surgimento de um novo tempo, um novo mundo. Assim, caberá essa tarefa àqueles que, vocacionados, estarão em constante contato com “gente“. Seres em busca de educação, cultura, saúde, cuidados com a natureza (ecologistas), bem como os que buscam moradia, trabalho, dignidade e cidadania.
Médicos, educadores, artistas, assistentes sociais, psicólogos – profissionais da saúde em geral - enfermeiros, odontólogos, técnicos, paramédicos, biólogos, bioquímicos e outros, terão o papel fundamental, pois são formadores e orientadores, a quem cabe a difícil tarefa (ás vezes árdua e incompreendida, porque não dizer também, pouco valorizada) de dar as bases essenciais aos jovens, aos adultos e aos idosos, e que os conduzam a uma existência plena e digna, que gere cidadãos conscientes do sentido divino, que rege a vida humana, na sua busca constante de evolução.
Vamos então mergulhar nas quatro dimensões básicas que caracterizam o ser humano:

1- O CORPO:
Existe algo mais antigo que o corpo? Evoluindo há milhões de anos, vem digerindo alimentos pelo sistema gastrointestinal, que separa o melhor e excreta o que não serve. Trocando o gás carbônico pelo oxigênio através do sistema respiratório, bombeando ininterruptamente sangue pelo corpo afora. Filtrando o mesmo sangue e eliminando escórias pelo sistema renal e urinário.
O certo é que o corpo se mantém muito bem (a menos que tenha lesões, câncer, traumas), até mesmo quando o cérebro morre e a mente silencia. Um exemplo? Na morte cerebral, a pessoa passa a ter vida vegetativa. Embora exista um coração batendo e um pulmão respirando, o corpo ficará eternamente inerte e o sistema neurovegetativo ou sistema nervoso autônomo manterá a vida. E o corpo, do ponto de vista clínico, funcionará até “melhor“ – sem taquicardias, dores, falta de ar, oscilação de pressão, colites nervosas e desconfortos, pois foi desconectado do plano mental, e não há comando cerebral.
Que mistério é esse? Um ser com morte cerebral, mente inexistente, sem a energia da fé e que segue “vivendo”?
Agora reflitamos: coração disparado, falta de ar, tonteiras, colite nervosa ou prisão de ventre, dor no corpo, suor, náusea, vômito, formigamento, aperto no peito, hipoglicemia e tudo mais não seria conseqüência de um erro na forma da mente pensar a vida? Por temer excessivamente a morte, o câncer, por medo de adoecer e sofrer sofre-se por antecipação. É o temor do futuro. A mente sobrecarrega o cérebro e maltrata o corpo.
Afinal, os sintomas físicos são um alarme! Informa que estamos com sofrimento mental, desgastando o cérebro e desregulando o sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo. O alarme pode soar na forma de diarréia, enxaqueca, taquicardia, falta de ar entre outros distúrbios, e na verdade, o corpo e os sintomas físicos apenas denunciam o estresse, a “pensação“, as preocupações antecipatórias.
As melhores faculdades de medicina avaliam que, em cada dez clientes nas diversas especialidades médicas, sete a oito apresentariam realmente problemas que se expressam o corpo, mas todos de origem psíquica. E alertam: estamos pedindo exames demais para diagnósticos de menos e operando de cinco a seis pacientes sem necessidade. Falta uma visão mais universal do ser humano. O importante não é investigar exaustivamente o coração que dispara e sim quem tem o coração que dispara: se é feliz no trabalho, no casamento, se tem uma existência gratificante ou se está insatisfeito com o seu modus vivendi.
Vamos então rever essa busca exaustiva e frustrante de investigar sintomas e tentar entender nossas queixas físicas como um apelo desesperado da mente e da alma, a nos dizer: “Não estou satisfeito comigo mesmo e com meu estilo de vida“.
Sim, o corpo fala! Denuncia a angustia, a falta de prazer, a falta de fé. Mas o sintoma é apenas palco onde a alma, a mente e o cérebro representam para podermos renovar nossos projetos, rever nossos valores, nossos conceitos e resgatar a alegria, o prazer e a fé em nossa vida. E assim recuperar a saúde física, mental e existencial.
O corpo nada mais é que o resultado de um encontro divino da poeira cósmica – carbono, hidrogênio, oxigênios, potássio e todos os elementos contidos na tabela periódica que aprendemos na química do 2º grau. É um empréstimo daquilo que está em nós, mas não é nosso pertence ao universo e nunca morre, embora se recicle sempre, se transmuta eternamente em mineral, vegetal, animal, provando a inteligência universal de Deus.

MENTE SOBRECARREGADA (Pensação) > CEREBRO HIPERFUNCIONANTE (Desgaste) > SINTOMAS FÍSICOS (com exames normais)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SUICÍDIO: 2ª Causa de morte entre 12 e 18 anos. A visão religiosa e a científica.





Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícia do dia 22/11/2009.


Aqui, onde estou em Goiás, na “furquilha” ente os dois Mato Grosso, existe uma incrível estatística: é o 2º maior índice de auto-extermínio do Brasil. Cada família tem ou um parente ou amigos que suicidaram! Já fizemos um artigo sobre a France Telecom que por tanta pressão em ambiente de trabalho, houve uma epidemia de suicídios que obrigou o governo francês, a demitir a diretoria e rever metas de produtividade e investir na qualidade de vida dos funcionários, contratando psiquiatras e técnicas de relaxamento.
Pois bem, cientificamente podemos dizer que há algumas classificações para este ato extremo, chocante e que traz culpa a todos que viviam com o suicida.
1) Suicídios primários: Cometidos em geral por pessoas com quadro psicótico agudo (esquizofrênicos, usuários de drogas pesadas) que por delírios de perseguição ou alucinações “suicidam” mas como se estivessem sendo ameaçados ou perseguidos pelas alucinações. Aqui não há uma motivação real, depressão. É perda de juízo da realidade.
2) Suicídio secundário: Neste caso existe quadro depressivo grave, onde a idéia de negatividade, desesperança absoluta, culpas exageradas, causam tamanha tortura mental que a mente em trevas não enxerga luz nem motivação alguma para viver. Para estes “morrer” é menos doloroso que viver cada dia, de tão angustiante e sem sentido o tempo não passa, a dor de alma asfixia e vêm na morte “um alivio”.
3) Suicidio reativo: É um ato extremo que pessoas fragilizadas afetivamente, seja por luto, por perda afetiva, ou falência financeira ou até por vergonha e culpa (comum em japoneses) cometem o auto extermínio.
4) Suicidio por acidente: Em geral pessoas que sempre “tentam se suicidar” (por teatralidade ou chantagem emocional ) mas não querem tal objetivo, e sim chamar a atenção. Mas erram o tipo de “calmantes” e pode vir a falecer.

As religiões no geral condenam tal ato. O suicídio vai para o “inferno” ou para o triste “vale dos suicidas” onde eternamente sofrerão as punições de alma, fogo, gemidos, trevas, ranger de dentes, etc.. Ou se tornam “almas penadas” apegadas à matéria, sem paz, sem conseguir chegar ao paraíso.
Cientificamente, sob os estudos da psiquiatria transpessoal, ou estudos de ONTO-GENÉTICA que pesquisam expansão de consciência, e consciências periféricas eu uso um exemplo para CÉU e INFERNO:
1) Qualquer um de nós já teve PESADELOS HORRÍVEIS nos quais nos víamos em situações terríveis, assustadoras, trevosas, em que éramos perseguidos, ameaçados, muitas vezes mutilados, espancados, onde aparecem pessoas más, bandidos, seres estranhos, demoníacos, enfim numa situação verdadeiramente infernal. O grande alivio vem quando acordamos suados, tensos e nos aliviamos ao compreender que foi apenas um pesadelo. Essa consciência onírica (consciência periféricas que surgem durante os nossos sonhos tumultuados) é algo que ocorre comumente na vida de todos nós.
Imagine se um dia cairmos neste estado trevoso de consciência e não houver mais o alivio de poder acordar? Pois bem seria uma eternidade que habitaríamos um verdadeiro inferno!!!
Observação: Quem quiser ter uma idéia desta colocação assista o filme chamado “CONSTANTINE”.
2) Quem que já teve sonhos maravilhosos em que voamos estamos em ambientes belíssimos e que muitas vezes encontramos parentes , amigos ou pessoas que amávamos muito e que na vida real já morreram. São sonhos que nos dão paz de espírito uma sensação de êxtase e uma absoluta serenidade. Mas, de repente, acordamos e com tristeza percebemos que a nossa consciência viajou em algum lugar no tempo no espaço onde almas se amavam em vida se reencontram numa outra dimensão.
Agora imagine se não precisássemos acordar e nos eternizarmos neste verdadeiro CÉU ou PARAISO a direita de Cristo na casa do Pai para o descanso eterno!!! Se algum tiver curiosidade e quiser uma demonstração disso assista o filme “Amor Além da Vida” em que um dos personagens inclusive se suicida.

Bem, meus caros amigos, agora são com vocês ....

domingo, 22 de novembro de 2009

CADA UM DE NÓS TERÁ O MUNDO QUE FORMOS CAPAZES DE CONTRUIR, POIS A REALIDADE É AQUILO QUE PROJETAMOS PARA NÓS MESMOS


Reprodução Coluna Eduardo Aquino - Jornal Super Notícia.

Quando ouço as brigas, as discordâncias, os jogos do tipo “você acabou com a minha vida” ou ainda “sou infeliz por sua causa”, eu discordo imediatamente. E nisso as neurociências, a psicologia e a filosofia concordavam “cada um é sujeito de suas próprias ações, autor do próprio personagem, artesão do próprio mundo”, como disse um francês chamado Henry Ey. Chage. Sobre essa coisa boba e improdutiva, essa guerra de culpa infantil, esse “coitadinho de mim” e dramas das mais variadas situações vividas entre casais, pais e filhos, no trabalho, entre irmãos e por aí vai. Isso não se sustenta nem no exercício da fé, afinal CADA UM É DONO DO SEU PRÓPRIO ARBITRIO, cada um tem a liberdade de dizer sim ou não para cada oportunidade boa ou ruim que a vida oferece, e em um segundo lugar, não se sustenta nem na ciência mais sofisticada que é a física quântica que afirma “sou o que penso”. Isso mesmo, CADA UM DE NÓS CRIA NA PROPRIA MENTE UMA REALIDADE E VIVE NELA.

UM MESMO MUNDO, MAS DIVERSAS REALIDADES:
Eu tive um professor na época da minha residência medica que dizia “Se fosse se achar uma AMEBA, você será sempre uma AMEBA”. Ele dizia isso se referindo a um colega, que tinha tanta baixa estima, se depreciava tanto, que nas reuniões quase se escondia debaixo da cadeira de tanto medo, timidez, vergonha. E com isso ele se tornava mais e mais insignificante a ponto de não existir, não ser visível, realmente UMA AMEBA!
Sempre observei no meu atendimento clinico a REALIDADE DO DEPRESSIVO. Nas depressões graves e agudas, em qualquer parte do mundo, seja em Corinto, Cuiabá, Buenos Aires, Paris ou Tóquio, a mente depressiva (veja como o ser humano é universal) sempre fica pobre em conteúdo, o mundo fica preto e branco e tudo é ruim, tudo vai piorar, a pessoa não vê futuro, acha que vai falir, o “inferno é aqui” só processa o negativo e assim por diante. Aí fizeram um teste muito simples, passaram em diversos países mundo afora um filme em clinicas de repouso para esse tipo de paciente em que havia mais de 20 situações ótimas, positivas – grandes descobertas, pessoas que ajudavam o próximo, projeções de um mundo melhor daqui a 2-3 décadas – e no meio desse filme que foi projetado, duas noticias ruins. Pois bem ao terminar o filme, os deprimidos só lembravam das 2 coisas ruins e diziam “ta vendo o mundo não tem jeito”. Não adianta sol e céu azul, pois a realidade do deprimido é sempre nublada, com trovoada e tempestades. Precisa ser tratado para voltar a ser capaz de “ver outras realidades”.

A CADA DIA O MUNDO TRAZ MILHÕES DE POSSIBILIDADES DE REALIDADES, DAS PIOIRES ÁS MELHORES, E NÓS ESCOLHEMOS O QUE ACONTECERÁ:
Como vimos no caso dos deprimidos severos, por mais que o dia-a-dia seja positivo, prazeroso, estimulante, ele “cria uma realidade paralela e vive o pior dos mundos”. Afinal “pensar é igual a agir”, ou seja, o cérebro processa como real, o que a mente imagina. Assim as angustias, culpas, idéias de ruína, o pessimismo é a realidade que ocorre a cada sofrido dia de alguém com depressão.
Mas o contrario é verdadeiro! Se estamos plenos de saúde física, psíquica e espiritual, nós é que temos a chance de escolher e viver a melhor realidade que aquele dia, aquele lugar, aquelas pessoas que estão ao nosso lado, merecem vivenciar. E todo dia isso ocorre com todos nós, embora não percebamos. Um exemplo: Quando uma pessoa olha-se no espelho e se acha feia e acha que acordou com o “pé esquerdo”, ela se sentirá péssima e parece que tudo dá errado. Na verdade o “olhar” dela é para as coisas ruins, feias, complicadas. Ela chega emburrada e realmente ninguém a comprimenta. O computador deu problema (e ás vezes acontece) e ela esmurra o teclado e reforça aquela realidade negativa e diz: “ta vendo que dia horrível” e assim será dia inteiro pois ela puxou para si apenas “a percepção negativa” complicada, difícil da realidade. Em outras palavras construiu a pior realidade para aquele dia, portanto colheu o que plantou.

QUANDO TUDO DÁ CERTO: SERÁ QUE EXISTE UMA ENERGIA QUE CONDUZ AO SUCESSO?
Essa foi a grande questão levantada pelo livro e filme “O Segredo”. Será que existe a força do pensamento positivo? Tudo começa quando a autora documenta a trajetória de vida de pessoas bem sucedidas (não apenas materialmente, mas pessoas plenas, bem estruturadas na vida familiar, social e no trabalho). Havia uma coisa comum a todas elas; sempre foram otimistas, sonhadoras, persistentes, tinham fé, sabiam lidar com as frustrações e fracassos, e nunca desistiam de suas metas e ideais.
O segredo realmente é algo constatável por duas ciências, a física quântica e a matemática do caos. Vamos entender essa “energia do pensamento positivo”. A cada dia você liga o radio em casa, no carro. Simultaneamente existem centenas de “freqüências”, AM, FM,ondas curtas e outras. Digamos que cada “freqüência” (exemplo 98,5 ou 102,1 FM ou 630 AM) seja uma “realidade”. Aí você gosta de sintonizar uma radio ou uma freqüência que só dá noticia ruim, “filho mata pai”, “corrupção na policia”, “aquecimento global matará 50% das pessoas em 100 anos”. Pois é amigo, você fecha o vidro do carro, desconfia de cada moto no transito, seu coração dispara de medo, seu humor está irritado, você pessimista, e ao chegar no trabalho, seu colega que escutou a mesma radio reforça: “o mundo está acabando, salve-se quem puder!”. Agora imagine-se uma pessoa na FM 105,1, onde noticias boas acontecem o tempo todo; “2010 será ótimo, com crescimento, diminuição do desemprego, bom para os negócios!” ou “a família é essencial e quem tem uma boa base, vive mais e melhor” diz a pesquisa européia. Ai encontra-se com o amigo que também está sintonizado na mesma radio e sorriem: “Cara, que bom ter família ao lado!”, “olha, vamos fazer um negocio juntos, pois 2010 será ótimo, você está sintonizado?!” AGORA NÃO HÁ DUVIDA: existe essa ENERGIA, ESSA SINTONIA, ESSE PENSAMENTO POSITIVO, que nada mais é que a convergência de afinidades, que no caso do livro “O Segredo”, a autora chama de “Lei da Atração”. O certo é que luz atrai luz, treva atrai treva, o bom é caminho do ótimo, o ruim é caminho do péssimo.

EM 2010, QUAL FREQUÊNCIA VOCE QUER OUVIR, QUAL A REALIDADE QUE ESCOLHER PARA SI?
Pois bem, mais que um “Feliz 2010”, desejo aos meus amigos leitores dessa coluna, um punhado de FÉ misturado com ESPERANÇA, acrescido de VONTADE DE MUDAR, batido em meio a PERSEVERANÇA, com umas gotas de CONFIANÇA, uma colher de COERENCIA, uma fatia de SERIEDADE EM SEUS PROPÓSITOS e aquecido a muita HUMILDADE. Quando estiver pronto, mude a freqüência da sua vida, não dependa de nada e de ninguém para construir a história de sua vida, essa é uma tarefa sua! Mas compartilhe seus sonhos, seus sucessos com os que ama! Aí sim eu desejo um 2010 cheio de luz, paz, alegria e realizações!























sábado, 21 de novembro de 2009

A CIÊNCIA, A FÉ, AS DOUTRINAS DE CRISTO, AS RELIGIÕES EM GERAL: AONDE TUDO ISSO SE ENCONTRA?

Reprodução Coluna Jornal Super Eduardo Aquino.


Final do ano, festas, Natal, agitação, burburinho, compras, ceias, comida farta que sobra e é requentada (outros passando fome), amigo oculto, almoço de confraternização na empresa, festas familiares, uns odiando essa época, outros entusiasmados, fazendo decoração, assando as carnes, colocando luzinhas no jardim. Mas confesse, entra ano, sai ano, natais após natais e você está cada vez mais feliz, pleno e realizado?
Comemorando o quê? Sucesso no trabalho, conquistas materiais, o amor cada vez mais pleno no casamento, os filhos bem, passaram de ano, não usaram drogas? O time fugiu do rebaixamento, se classificou para a libertadores? Qual o sentido da ceia no dia 24, e o Natal do dia 25? Não esqueçamos: se os historiadores, teólogos, pesquisadores estão corretos, há 2009 anos nascia no Oriente Médio, Jesus Cristo!!!
O CRISTO DESEJAVA NOS PRESENTEAR?
Se 25 de dezembro, o Natal, tem um significado, este deveria ser o ato de refletir, perdoar, limpar a mente, o coração e alma de todos os sentimentos, pensamentos e ações que nos infelicita, nos angustia, impede que a plenitude reine entre nós. Então vamos serenar e homenagear os ensinamentos cristãos.
“Amai-vos uns aos ouros como eu mesmo vos amei”. “Não vos deixeis serem consumidos pela devassidão, embriagues e preocupações a cada dia”. “Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos aqueles que nos tem ofendido”. “A boca fala daquilo que o coração está cheio”.
Cristo era um doutrinador, um mestre que se propôs a nos ensinar sobre a natureza divina do ser humano. Dizia que não nos apegássemos as coisas da matéria, pois nosso destino era a eternidade, o descanso na casa do Pai.Que nossa doença e infelicidade era a contaminação do nosso espírito pelo poder, ódio, inveja por disputas das coisas terrenas tão ilusórias, passageiras, finitas. Que pena, 2009 anos depois e Ele deve na sua infinita paciência refletir: “Ainda não aprenderam as lições que lhes foi ensinada!” Curioso pensar: “Católicos, protestantes, ortodoxos, anglicanos, neopentencostais, espíritas, kardecistas, mórmons e todas essas subdivisões dos que se dizem “cristãos” nem mesmo se entendem! O que será do meu legado? Será que aprenderão a se respeitar?”.
“Amem-se uns aos outros, comuniquem-se, conjuguem dos meus ensinamentos, vivam em comunidade de forma cristã! Perdoem-se mutuamente! Afinal sempre eu Cristo, fui um homem comum apenas consegui escutar meu Pai, trazer uma outra visão Dele. Um Pai amoroso, generoso, misericordioso, que entende e perdoa nossos pecados e imperfeições!”. O Pai usou o seu filho, envolto num Espírito Santo para passar os ensinamentos aos seus irmãos aqui na Terra.

CIÊNCIA E FÉ: A CONVERSÃO
Como neurocientista sempre contestei a história de um ser que transformava água em vinho, andava sobre águas, multiplicava pães, tirava os maus espíritos de um mendigo e os transferia a porcos, que morreu e renasceu. Mas quando o dia 6 de março de 1994, me atingiu em cheio e fui “convertido” e senti a energia do espírito Santo me atravessar, entendi que Deus se revelava a mim pela ciência através de números, leis lógica, mas naquele dia EU APENAS O ACEITEI!!!
De lá pra cá, comecei o período mais árduo da minha vida (e Deus como tenho penado) ao falar sobre fé e ciência, tentar mostrar aos meus semelhantes o difícil caminho do desapego, da paz-de-espírito, rever conceitos de saúde, doença sofrimento, preocupações, angústias, medos. Aposentei da medicina, pois, não cabia mais em mim o desejo de através de ações nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente. Tentar passar aos meus filhos, minha esposa, meus familiares e meu público em geral, uma nova visão do sentido da vida material a busca aqui na Terra de evoluir, superando nossa pobreza de espírito, nossos pecados, nossos erros.
Saber que só na vida eterna é que colheremos desse semear o bem a cada dia, perdoar a cada minuto, reconhecer os erros a cada ação infeliz. E ao conversar com meu mestre Jesus Cristo, a cada dia, na intimidade entre eu e ele, seja numa oração ou numa conversa verdadeira a dois eu possa dizer: “Feliz aniversário e agradeço suas lições e sacrifícios, perdoe não só a mim, mas a todos os nossos irmãos em todo esse planeta, que ainda não compreendemos o seu legado!”
Feliz natal a todos vocês que me encontram neste cantinho do blog. No fundo do meu coração desejo que não esqueçamos o verdadeiro sentido desta data e “ que seja feita a vossa vontade, aqui na Terra como no Céu!.
FRASE DA SEMANANA
Orei, orei, e Deus não me deu nada daquilo que pedi.
Quando comecei a me revoltar percebi então que Ele me deu sempre e sempre tudo aquilo que eu precisava!



sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PAIS PODEM SER AMIGO DOS FILHOS, OU APENAS TER O PAPEL DE PAIS?

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícia do dia 15/11/2009.

Ao ministrar uma palestra em uma cidade paulista, tive a oportunidade de ouvir um outro palestrista que com sua experiência em educação abordava algumas nuances desta confusa relação dos pais e filhos no mundo multi-meios e tão sem conteúdo, sem assuntos entre nós e nossas “crias”. Foi quando, voltando-se para a platéia de pais ávidos em aprender algumas “dicas” para dar mais cor e vida a este relacionamento tão frouxo, como se vê nas famílias atuais, todos individualistas em suas Tvs, Internets, vídeo-games, celulares; quando de repente o mestre em educação falou algo que mexeu comigo ao dizer mais ou menos assim:
- “Por isto pais não podem ser amigos de seus filhos. Pais têm que ser pais! “E falou sobre a importância de pais assumirem o comando, educar, impor limites, ajudar a construir o caráter, a formação social, moral, ética ...
Arrepiei ao ouvir isso, pois em todas as palestras que sempre ministrei, ora para alunos, ora para pais e educadores sempre defendi que pais têm que se tornar cada vez mais amigo e parceiros pela vida a fora SEM NUNCA ABRIR MÃO DE MANTER SUA AUTORIDADE DE PAI!!!
E dava exemplos claros: Quando bebes temos que ser 100% pais pois eles são altamente dependentes de nós para se alimentar, dormir, trocar fraldas ... Mas à medida que vão crescendo e se independendo ( e pensar que tem pais que acham normal “ADUTECENTES” de 25 – 30 anos continuar às expensas dos pais) nosso percentual de Responsabilidade, administração da vida deles, deveria ir diminuindo, enquanto a capacidade de comunicação, diálogo, transferência das experiências e sabedorias ia aumentando com o tempo até o ponto de sentarem numa mesa, comessem uma pizza e pudessem falar e ouvir, ensinar e aprender e assim pais e filhos ao invés de ficarem em freqüência tão distintas (partes em AM, filhos em FM) sintonizariam seu afeto, admiração mútua com bons amigos, muitas vezes até melhores amigos. Mas digo aos 3 mais velhos (22, 19 e 17 anos): “- Mesmo quando a idade pesar lá pelos 70 – 80 anos, ainda terei uns 10% do viés de pai e exigirei o mesmo respeito que tem hoje por mim. Assim, penso que amizade e autoridade são perfeitamente compatíveis e não vale a pena prender filhos em gaiolas de ouro e cheios de mordomias e sim criar um ninho afetivo, acolhedor e deixá-los bater asas, pois se assim for, eles retornarão para passar uns dias no “Ninho dos pais” trazendo seus filhotes e lembrando dos casos divertidos que foram partilhados a vida toda.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CRACK, BEBIDA, OUTRAS DROGAS: Uma tragédia anunciada, uma solução que não é adotada!

Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícia para o dia 08/11/2009.


“Jornal Nacional”, “Globo repórter”, revista “Veja” e todos os meios de comunicação nos bombardeando de violência, assassinatos, cenas chocantes de mãe construindo “cela” para prender seu filho, objetivando libertá-lo, “PRISIONEIRO DAS DROGAS”, ele se rebelou e arrebentou mais uma vez, suas poucas chances de voltar a virar “gente”. Animal indócil, fugiu para fumar seu crack até matar ou morrer.
Que “doidice” é essa que anda acontecendo com crianças de 8, 9 anos até adultos que na busca de falsas viagens alucinadas, o falso prazer e êxtase, que a medida que um usuário, faz uso de forma cada vez mais compulsiva, com menos efeito das “boas viagens”, cada vez mais vítima de pesadelos e infernos mentais?!
Mas é só o problema de drogas? Não!!! Vimos ainda aluno de 13 anos estuprando colega e outro caso de um de 14, fazendo sexo oral numa colega de 12 anos filmado por um terceiro colega e distribuição do “filme pornô” escolar jogado em redes de Internet.
Meu Deus, será o fim de um mundo onde se prezava a moral, a ética, o respeito, o humanismo?
Há 10 anos – SIM é assombroso pensar que estou há 10 anos – tentando sensibilizar políticos, empresários, mecenas para implantar um projeto multi-meios Ecologia Humana Nas Escolas, em que educadores, alunos, pais, funcionários, toda a comunidade aprendendo e compreender o comportamento humano, as noções de limite, o respeito, PREVENINDO o consumo de drogas, evitando gravidez precoce, as gangues e violências, a melhora da escolaridade, do desgaste de deprimidos, impotentes e desmotivados educadores, pais desorientados, sem autoridade e fracos na educação de seus filhos e alunos imbecilizados, desinteressados animalizados (lógico que existem os ótimos alunos) mas a queixa de educadores e pais é semelhante.
Pois se não houver uma prevenção com um projeto bem feito, divertido, pedagógico, estimulante em que esporte, cultura (vejam os casos fantásticos de AFRO-REGAE, de orquestras infantis em favelas, do incentivo ao atletismo da ESCOLA DE SAMBA DA MANGUEIRA, entre outros), educação ambiental para eles curtirem caminhadas para cachoeiras, rapel, arvorismo; fabricaremos pacientes drogadidos deprimidos, fabricaremos traficantes, marginais com uma maldade inimaginável. E podem acreditar: Seremos vítimas de nossos filhos, alunos, de uma geração demente e desumana.
Tratamento para crack, cocaína e drogas é em 75% dos casos ineficiente, caro, inviável. Por que não começar na origem, educando crianças entre 6 – 12 anos, recuperando adolescentes no seu “habitat”: em casa, na escola, em grupos sociais saudáveis.
Cansei de tentar com o governo de Minas, prefeituras do meu estado. Falta mais que sensibilidade. Políticos, empresários só vêem o próprio umbigo. Hoje estou no interior de Goiás, num município que me acolheu e onde validarei na prática meus projetos, desenvolvidos com parceiros fantásticos e competentes. E para provar o que foi dito, acessem meu site: www.ecologiahumananasescolas.com.br e verão a data: 2002! E segue minha tentativa de através do meu blog e Twitter, além dos livros que escrevo, CRIAR UM CONTEÚDO SAUDÁVEL PARA PASSAR MINHA VIVÊNCIA E experiência como um estudioso do comportamento.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DO OUTRO LADO DESSE “MUNDO CHAMADO BRASIL”

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do dia 01/11/2009


Nessa viagem existencial cheia de desafios e coragem para mudar (pois evoluir é MUDAR e se ADAPTAR AS MUDANÇAS), parar num ponto pouco divulgado e nem por isso menos fantástico; desse surpreendente e inexplorado – Aqui, onde o cerrado e o sertão abraçam a Floresta Amazônica, onde o agro-negócio alimenta o mundo, onde os sulistas especialmente os gaúchos, sempre nômades e aventureiros vão expandindo o pais, num ponto eqüidistante do Centro-Oeste, Norte, Sul e Sudeste do país, a meio caminho dos 2 Mato Grosso, Goiás, Minas, São Paulo e Paraná, ou seja, neste fantástico e desafiador Brasil do interior, estou chegando para buscar os sonhos de implantar projetos na área de SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA e MEIO-AMBIENTE. Essa minha busca de me dedicar à área social, herança da mãe “socialista da gema” e um avô sábio – O “Zé Coção”, já me custou muito: meus ex-clientes (e amigos que fiz vida a fora) que não entendiam esse movimento, a própria família – hoje meus filhos mais velhos são grandes parceiros e incentivadores, meus amigos, enfim, há que haver uma grande FÉ, PERSEVERANÇA para não só sonhar com um novo tempo onde a falência afetiva epidêmica, possa ser prevenida nas escolas, dos postos de saúde, periféricos e com PROJETOS E AÇÕES QUE RESGATEM A FRATERNIDADE, A PAZ-DE-ESPÍRITO, A SOLIDARIEDADE, para que possamos ofertar aos filhos, netos e descendentes um mundo mais justo, humano, digno do que esse “mundo-cão” que temos visto a cada dia. Quando sou cobrado pelos prejuízos, dificuldades de ser compreendido, a INDIFERENÇA DOS POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS ( a “elite” que sendo narcisista, egoísta, é indiferente investimento no social em um mundo em rápida desintegração) respondo que a vida material é algo ilusório, transitório, que muda a cada segundo e é apenas um aprendizado para a vida ETERNA!!! Afinal, não foi CRISTO, que ressurreto disse: “ A VIDA VALE A PENA (de penalidades, punições, incompreensões), pois existe a CASA DO PAI E O DESCANSO ETERNO! Ora então deixa eu pagar “minhas penas”, lutar, sonhar, penar pois o DESCANSO ESTÁ DO OUTRO LADO!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O CORPO FALA: TANTAS QUEIXAS FÍSICAS E EXAMES TODOS NORMAIS

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do dia 25/10/09


- “O que traz o senhor até aqui para uma consulta médica”?
Depois de quase trinta anos como médico, e ao repetir dezenas de milhares de vezes tal pergunta aos pacientes, podem acreditar, já escutei de tudo! Ás vezes coisas tão absurdas, extravagantes, inacreditáveis, que até um psiquiatra e neurocientista “velho de guerra” sentia um frio subindo pela espinha. Coisas de filme de TERROR, novelas mexicanas... Mas se me perguntarem o que era o MAIS COMUM, O “ARROZ COM FEIJÃO” sem dúvida eram os incômodos e dificilmente compreendidos SINTOMAS FÍSICOS INESPECÍFICOS! Querem exemplo: Tonteiras, vertigens, zumbidos (dor de cabeça crônica, enxaqueca, aperto no peito, falta de ar, coração disparado, “bolo na garganta, má digestão, azia, “dor lombar, dor no corpo, náusea, vômito, ganho de peso, perda de peso, colite nervosa, dor no pescoço, sono ruim, cansaço, desânimo, perda de memória, concentração ruim, etc.., etc., etc.. E sabem o pior? Dezenas e dezenas de exames NORMAIS!!! Um profissional mandando para outro especialista num verdadeiro calvário para o paciente que continua com SUAS QUEIXAS e SINTOMAS cada vez mais atrapalhando e interferindo na vida pessoal, profissional, conjugal e familiar.
ENTÃO: DE ONDE VEM OS SINTOMAS, QUEIXAS COM EXAMES NORMAIS?1?!
Segundo a Associação Médica Americana, de cada 100 pacientes com essas queixas inespecíficas, entre 70 a 80% deles tem uma ALTERAÇÃO PSICOGÊNICA!!!
Não entenderam? Pois é, esses termos deveriam ser traduzidos para os leigos. É o seguinte: quando usamos de forma banal e genérica “ O problema é psicológico! “em geral o médico ou profissional de saúde quer dizer que não existe uma causa Física, ou ligado ao CORPO HUMANO (“seu coração está ótimo, seu estômago está ótimo, e assim por diante e sugere ver o lado psicológico – algo imaterial, do tipo problema emocional, mental, espiritual até). Mas me expliquem como se pode separar CORPO-CÉREBRO-MENTE e ALMA? Imagine quando você recebe uma notícia ruim: o peito aperta, o sono some, sente mal-estar. Recebe uma ótima notícia, vê a “paixão” chegar na sua festa e o coração dispara, sua frio, fica vermelha?
Ora, é tudo interligado. Mas “voltando “a vaca fria” PSICOGÊNICO, significa que as queixas e sintomas físicos tem ORIGEM NO PSIQUISMO. Uma das áreas do cérebro chamada SISTEMA LÍMBICO – ou para facilitar “o centro das EMOÇÕES e CONTROLE DO ESTRESSE” está DESREGULADO é para alertar ao paciente, O CÉREBRO USA UMA LINGUAGEM CORPORAL: Sim senhores: O CORPO FALA!!! E está nos dizendo que estamos insatisfeitos, infelizes, sob pressão, e como diria os gregos há milhares de anos atrás “Mente são corpo são”. Quando é que nós da área da saúde, da psicologia, aprenderemos isso? Uma boa notícia: se o profissional de saúde for humano, compreensivo, talentoso, alquimista (afinal remédios podem ser “veneno ou bálsamo”). TEM CURA.
P.S.: No BLOG e no TWITTER estão as 26 Dicas Anti-Estresse.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A RELAÇÃO DO GANHO DE PESO, OBESIDADE E A ANSIEDADE





Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do 18/10/09


A obesidade é uma das calamidades da sociedade moderna, pois, o excesso de peso é a porta de entrada para diversas doenças como DIABETES, HIPERTENSÃO ARTERIAL, INFARTO CARDÍACO, DERRAME CEREBRAL, entre outras que levam a morte precoce ou invalidez severa. Parece até uma praga que veio para denunciar as injustiças e contrastes que existem num mundo global e desigual. Hoje existem cerca de 01 bilhão de pessoas obesas e coincidência sinistra, 01 bilhão de pessoas passando fome! E admire-se: ambos morrerão antes da hora o excesso matará os obesos e a falta de alimentos matará os famintos. Se houvesse um meio termo... Mas certo é que o ser humano sempre foi magro, passou fome em quase toda história ou tinha épocas de fartura e de necessidade, éramos rurais, dependia do clima, da safra, da caça.
Com a urbanização, tecnologia no campo, modificações genéticas, uma época de fartura se fez nos países ricos (os que mais tem obesidade) e em desenvolvimento (mesmo com áreas de pobreza severa). É aqui que entra as leis divinas e naturais: peso é igual a quantidade de calorias que adquirimos e a quantidade que queimamos com atividades desde físico até a de pensar. Dá para entender o seguinte: cada vez comemos mais e desnecessariamente (gula, ansiedade) e somos mais e mais preguiçosos andando de carro, elevador, usando controles remotos, metrô, cadeira do trabalho, sofás e cama de casa.
Mas o estresse e a ansiedade além das angústias e insatisfações cada vez mais presente no nosso dia-a-dia é sem dúvida o maior fator desse elevado ganho de peso, que em alguns casos é genético e familiar. É simples: toda vez que nos sentimos ameaçados, insatisfeitos sofrendo por antecipação, tristes, mau-humorados a MENTE ATIVA A ÁREA DE RECOMPENSA OU GRATIFICAÇÃO. Isto significa que precisamos urgentemente de alguma forma de PRAZER compensatório. Ai vem o mais imediato e disponível dos prazeres: COMER, COMER, de preferência doces, chocolates, biscoitos! Depois a CULPA, a angústia, baixa estima, insatisfação e ... Está formado o CÍRCULO VICIOSO, que gera obesidade ansiogênica ( por ansiedade). Solução: Gastar energia (exercícios físicos) redução de calorias (reeducação alimentar), MAS PRINCIPALMENTE tratar a ansiedade e investir em atividades que gerem prazer. Quanto a remédios para emagrecer, bem o famoso “efeito sanfona” mostra a inutilidade e gera Ansiedade e dá-lhe círculo vicioso.

domingo, 15 de novembro de 2009

SUICÍDIOS EM SÉRIE NA FRANCE TELECON: Como as pressões no trabalho levam um funcionário a tirar a própria vida.

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do dia 11/10/09


Quem leu a VEJA desta semana ou acompanhou as notícias recentes, se deparou com uma tragédia das empresas globais e competitivas: Uma seqüência terrível de suicídios entre os funcionários de uma das maiores empresas da França. Vamos entender essa história, começando lá de traz. Até o século XIX... Não havia empregos formais, nem leis, nem direitos trabalhistas. Era um trabalho desumano, quase escravo seja na lavoura ou nas primeiras indústrias, onde crianças, mulheres morriam de fome, maus tratos e abusos nas empresas.
No século XX, a partir das primeiras greves, conflitos, os trabalhadores foram conquistando direitos, humanizando o trabalho, seus salários e nessa época houve uma grande mudança: as empresas resolveram criar vínculo com seus funcionários e surgiram as “empresas - “mãe” que construíam até casas para seus funcionários, áreas de lazer, assistência a família.
Quem não se lembra das indústrias MATARAZZO, ou pais que sonhavam em ver seus filhos trabalharem no Banco do Brasil ou Caixa Econômica? Era a segurança total: não havia demissão, médicos de primeira linha, financiamento para tudo, enfim o emprego dos sonhos! E aí veio globalização, os métodos chatíssimos de Qualidade Total, Reengenharia, “Just -In –Time” executivos jovens, indiferentes, egocêntricos e vaidosos, cortando o pescoço não só dos “excedentes de mão-de-obra” mas acabando com carreiras de 20 – 30 anos, dos funcionários que “vestiam a camisa e davam a alma pela empresa-mãe”. E para piorar veio a privatização em massa com seus prós e contras, mas com sua ganância financeira, substituindo homens por robôs, funcionários viraram “máquinas humanas descartáveis”. Perdeu-se aí, talentos, sabedoria, culturas impagáveis e surgiu o mundo globalizado onde não há rostos, mentes ou almas e sim números, lucros, e guerras por mercado, vaidade de lucros financeiros, estraçalhar concorrência, engulir empresas pequenas. Sim, este mundo cão, sem ética, sem moral com arranjos corruptos e viciados do setor público com o privado, a praga da terceirização onde “ninguém é de ninguém” resultou em ambientes de trabalho “envenenados” pela desconfiança, ciúme, inveja, pressão por resultado, medo de desemprego, assédios morais, sexuais, fofocas, terrorismo de uma nova onde de dispensa... Ufa!
É o INFERNO em vida! Daí a adoecer, “chutar o balde”, ou como na França e Japão chegar ao extremo do suicídio é um pulo!!! Será que as empresas não vão perceber o alto custo que a falta de humanização e ausência de investimento na qualidade de vida produz? Será que investir no ser humano é despesa?
Com a palavra, as empresas....







sábado, 14 de novembro de 2009

PREPARE-SE: DEPRESSÃO, TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS E DROGAS: Estão se tornando o maior problema de saúde em todo o mundo!


Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do dia 04/10/2009.


Sou testemunha dessa “peste” que com rapidez e voracidade tem dizimado as pessoas, inutilizado dons e talentos, desestruturando casamentos eliminando profissionais competentes.
Afinal, as depressões, pânicos, fobias, transtornos afetivos bipolares, a cocaína, o “crack” enfim, o adoecimento mental, por alterações da química e bioletricidade das células nervosas, vem como custo de uma civilização que ao “avançar em tecnologias, urbanismo, globalização, ênfase nos bens de consumo e valorização do material, resultou no descuido, no abandono do AFETO! Que foi abandonado e nosso gasto de energia se faz com as pensações doentias”, as preocupações (que chamo de “Câncer Mental!, pois, “matam” o dia inteiro: a alegria, o prazer, o relaxamento, já que a maior fala dos meus clientes sempre foi: “Eu morro de preocupação com meus filhos”. “Morro de preocupação com assalto”, “Morro de preocupação com o futuro”, “Morro de preocupação com envelhecer” , morrer, perder alguém.
UFA! Vá “morrer” mal assim lá longe!
Mas outros preferem “morrer de medo de ....” O que dá no mesmo: VIVEMOS MORTOS em ...VIDA!!
Com a mídia negativista, dívidas, prestações sem fim...., filhos indiferentes e rebeldes, relacionamento homem-mulher cada vez menos satisfatório, casamentos falidos, empregos estressantes... É aqui que terminaríamos Falidos AFETIVAMENTE! Com uma vida preto e branco, dependente de novelas e futebol, solitários e carentes diante de TV e Internet.
Quer sair dessa, quer se vacinar contra essa epidemia?
A SAÍDA É: Revisão de conceitos, de Modus Vivendi, de investir nas 26 dicas naturais anti-estresse de Ecologia Humana.
Aos mais C.D.F., que querem reciclar seus conhecimentos, entender as neurociências para leigos, a física quântica aplicado ao dia-a-dia, não me acanho em sugerir uma leitura calma (usando marca texto) do meu romance “Bem Vindo a Vida” onde consegui de uma forma fácil e através de personagens que vão nos transferindo conhecimento essenciais para entender o sentido da vida, e assim, suportar as pressões ambientais inerentes aos tempos atuais.

Aos mais preguiçosos, prometo “ir abordando pouco-a-pouco na coluna, esse conteúdo”.

P.S. Alguns me falam que não tem encontrado em algumas livrarias o BEM VINDO A VIDA. Ele pode ser obtido na Internet (Submarino.com, americanas.com, Leitura.com, por exemplo).

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

REFLEXÕES SOBRE AVÓS, SEXO, SANDÁLIAS HAVAIANAS E IRMÃS DE CARIDADE

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do dia 27/09/2009.


Calma, conseguirei juntar temas aparentemente tão inconciliáveis, contando de uma experiência que tive no feriado de 7 de setembro.
Fui convidado, dentro do meu projeto ECOLOGIA HUMANA NAS ESCOLAS, a fazer um seminário de imersão no sábado e domingo do feriado abordando as NEUROCIÊNCIAS aplicadas à área de Educação, dirigidos para diretores, supervisoras e educadores das Escolas Salesianas entre os quais dezenas de irmãs de caridade. Foi um evento fantástico onde dinâmicas foram usadas de forma divertida e pedagógica para capacitá-las a enfrentar a epidemia da violência, falta de limites, banalização de sexualidade e drogas em escolas, os distúrbios de comportamento e sérias dificuldades inter-relacionais entre pais, alunos, filhos e educadores.
Vínhamos numa ótima dinâmica quando provamos que para uma MUDANÇA DE COMPORTAMENTO que deveria ser de todos os envolvidos na área de educação (educadores, alunos, funcionários, família) dependia de uma revolução no item ESTÍMULO! Que estavam todos desanimados, desestimulados. E que Estímulo é criar ações que sendo prazerosas, estimulantes, gratificantes o suficiente para gerar satisfação gera um aumento da capacidade sensorial (os cinco órgãos do sentido – ver, ouvir, tocar, cheirar, degustar) nossas 5 antenas parabólicas onde o mundo nos penetra. Daí nossa PERCEPÇÃO (que nos dá conta daquela sensação) capta aquele estímulo, gera um DESEJO, que mexe com nosso AFETO (emoções) e é interpretado pelo nosso PENSAMENTO, gerando um conceito que gera uma CONSCIÊNCIA que enfim muda nossos comportamentos!!! E assim nesse seminário formos discutindo como gerar estímulos que pudesse ser uma forma de melhorar o comportamento de alunos, pais e educadores, até que .... No sábado à noite ligo a TV e vejo o comercial das sandálias Havaianas! Meu Deus, uma avó sugerindo a Neta a transar!!! Com um artista da Globo “sem compromisso” e para uma neta sem graça e assustada diz “Depois não me chama de antiga, ou ultrapassada, ou careta, tanto faz”! É o FIM DO BOM SENSO, DA SABEDORIA, da falta do bom gosto e principalmente da INCAPACIDADE de nossa geração transferir sabedoria e sensibilidade aos mais jovens. Eu que vivo tentando passar aos meus filhos e jovens em palestras e livros: que sexo qualquer animal sabe fazer com mais naturalidade que nos humanos, mas AMOR é quando a sexualidade adquire uma energia e sensações transcendentes e requer respeito, intimidade, admiração, tempo para amadurecer a relação, e é um estado divino de fusão homem-mulher.
CONCLUSÃO: É HORA DE REVER O TIPO DE ESTÍMULO que estamos gerando ou teremos RESPOSTAS que nos chocarão nas novas gerações onde violências, sexo, drogas são coisas banais. QUE JESUS NOS ILUMINE!







quinta-feira, 12 de novembro de 2009

VIOLÊNCIA ENTRE OS JOVENS: AGRESSÃO AOS EDUCADORES, PAIS E FAMILIARES AUMENTAM A CADA DIA (P A R T E II)

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícia do dia 20/09/2009.

A Sociedade sabe punir?

Vimos na 1ª parte na semana passada que vivemos um surto de violência de jovens contra pais, adultos, de alunos agredindo educadores e que de tão banal, a sociedade tem se acomodado e convivido com esta sucessão de casos absurdos. Nesta semana um aluno esfaqueou o Educador e vimos uma monitora escolar estimulando sua filha a agredir UMA colega e “ensinando” como nocautear a adversária! Alguém ainda duvida que o tecido social está se desfazendo rapidamente e no dia em que este se romper, SALVE-SE QUEM PUDER!
Quais as noções básicas estamos transferindo aos jovens sobre o “que é certo e errado”, “aquilo que pode e não pode”?. Quais são as obrigações e deveres destes jovens e quais são os seus direitos?

Enfim, cada vez é mais difícil entender o que é “NORMAL” e o que é “DOENTIO”, numa sociedade caótica em que vivemos.
Afinal o que contém o ser humano e o diferencia do animal irracional é que nós fomos estruturando durante séculos e milênios um conjunto de regras e leis, normas que serviam para impedir que saíssemos na rua e movidos por desejo sexual, atacássemos a primeira presa que passasse, ou ainda movidos pela fome, roubássemos a “CAÇA” alheia ou então dominados pela agressividade atacássemos o primeiro semelhante que buzinasse atrás do nosso carro, ou ainda, desejando um bem ou conquista alheia, matássemos para tomar posse desta. E qual seria esta estratégia de contenção dos impulsos e necessidades instintivas? Simplesmente o ATO DE PUNIR!!!!
E foi assim que criamos já do ponto de vista religiosos quem transgredisse uma lei divina e pecasse seria punido: cadeia, exílio, tortura, morte pelos crimes mais graves, como também já passando por uma visão religiosa como: “ir para o inferno”, ” virar “alma penada”. O certo é que ao criar as leis sejam jurídicas ou divinas buscávamos manter uma vida coletiva e com uma sociedade alto sustentável. Como a punição servia de exemplo e objetivava certas tendências malignas que ameaçassem o bem-estar comum. Com isso surgiu a CULPA! Se agir mal, você será julgado e se culpado será punido! Surgiu um Sistema de Recompensa (que gratifica aos bons) e o Sistema de Punição (que pune os maus, através da dor, através do medo).
E isso funcionou razoavelmente enquanto a religião foi capaz de formar os “tementes a Deus” e que gerava o medo do “juízo final” onde uns iriam para o céu e outros condenados ao “fogo do inferno”! Funcionou razoavelmente enquanto as pessoas acreditavam que a justiça era isenta os juízes incorruptíveis e justos na aplicação da lei. Funcionou razoavelmente enquanto os pais assumiram o papel de elogiar o bom comportamento e as boas notas dos seus filhos e punir as suas rebeldias e desobediências. Mesmo assim sempre houve de tudo, crimes, roubos, “juventude transviada” , drogas, sexo escondido, mas estes comportamentos era uma exceção e não uma regra.
Qual a nossa conclusão?
É que estamos vivendo tempos difíceis onde a falta de religiosidade se soma a um ambiente em que pais estão omissos, fracos, sem tempo para dedicar a educação ética e moral dos seus filhos, as famílias estão desintegrando com separações, abandonos e a sociedade mostra uma perigosa acomodação diante da impunidade que reina na política, na justiça, onde os maus são premiados com corrupções dinheiro fácil, golpes como mensalão, sangue-suga, geram líderes como Sarney, Renan Calheiros, Collor, ricos contratam advogados famosos e nunca são presos enquanto um faminto que rouba um leite no supermercado para alimentar seu filho é preso e fica mofando nas Delegacias e penitenciária.
Enfim, numa sociedade desigual, injusta e pouco confiável não me espanta verificar que todos nós estamos falhando e somos vítimas destas falhas em saber fazer novas leis e voltarmos a sermos justos ao aplicá-las.

Entre em contato Blog: www.eduardoandradeaquino.blogspot.com ou email: eduardoaaquino@yahoo.com.br

Twiter: eduardoaaquino.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

VIOLÊNCIA ENTRE OS JOVENS: AGRESSÃO AOS EDUCADORES, PAIS E FAMILIARES AUMENTAM A CADA DIA (P A R T E I)

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino – Jornal Super Notícias do dia 13/09/2009.


Após receber diversos emails, de educadores e familiares indignados e alarmados com o que vêm a cada dia resolvi abordar esse assunto, como alerta e prevenção. Afinal a violência se tornou mais que epidêmica, ela se tornou banal nos dias de hoje.
Vamos primeiramente, aprender com a natureza, de onde vêm os melhores exemplos, com as leis naturais que regem as relações entre indivíduos e sua coletividade, um bom exemplo aconteceu na África do Sul onde um parque que preserva elefantes estava superpovoado e houve necessidade de deslocar parte deles para outro parque: Por questão de logística escolheram os elefantes mais jovens – adolescentes e pré-adolescentes – por serem mais leves que os adultos e com isso o transporte mais fácil. Mas ... Passado um ano, houve uma explosão de violência nesse parque. Os elefantes jovens “se tornaram marginais, com atitudes violentas e destrutivas: mataram outros animais por mera diversão (afinal são herbívoros só se alimentam de folhas e plantas) atacavam vidas de humanos, derrubavam matas, enfim, Um Caos! Estudiosos, veterinários, biólogos foram estudar o fenômeno e conclusão: SEM A PUNIÇÃO E OS LIMITES que os ADULTOS IMPUNHAM crescendo sem SUPERVISÃO DOS PAIS E FAMILIARES os elefantinhos não eram contidos e jorravam agressividade, violência gratuita por diversão.
Ora, jovens principalmente, os homens onde a TESTOSTERONA (Hormônio que desencadeia comportamentos como impulsividade, agressividade e sexualidade) no auge da sua produção, são naturalmente inquietos, rebeldes, agressivos, CABE A NÓS ADULTOS, IMPOR NORMAS, REGRAS, Leis que mostre claramente DIREITOS E DEVERES, deixe claro quais são os limites e que se estes forem ultrapassados, quais serão as punições nas ações e castigos que estarão sujeitos. É indispensável que crianças, pré-adolescentes e adolescentes cresçam com noção clara do que PODE e NÃO PODE. Tem que aprender a se frustrar, a ouvir “NÃO!!!” e obedecerem! O ideal é que esses limites, os “nãos” e regras sejam claros e bem justificados pelos adultos e que punir não é provocar dor ou castigo físico! Aliás, a melhor punição é RETIRAR ALGO QUE DÊ PRAZER, por certo período de tempo (exemplos.: proibir celular, computador, tirar o lazer ou ida a casa de colegas, entre outras).

Mas não é só a punição, o “NÃO”, o limite, jovens precisam e gostam do REFORÇO POSITIVO, o elogio, o reconhecimento de seu esforço. Antes de punir, reconheça o lado bom deles.
Mas não se esqueça: O dia em que perdemos a autoridade, em que o desrespeito vencer, o caminho está aberto para gritos, insubordinação e mais a frente agressividade verbal e até física. Pergunta para continuação do tema na próxima semana:
A SOCIEDADE SABE PUNIR? Quem quiser contribuir para o conteúdo da próxima coluna favor enviar email: eduardoaaquino@yahoo.com.br.
Entre em contato Blog: www.eduardoandradeaquino.blogspot.com
Twiter: eduardoaaquino.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

RAIO X da “Geração Google”: decifrando os jovens de hoje.

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do dia 06/09/2009.


Se por um lado as notícias não sejam lá aquela “Brastemp”, com diagnósticos que vão desde alienados, viciados em eletrônicos, geração perdida” entre outras críticas; por outro lado é imensamente desafiador buscar compreender os nosso filhos e/ou alunos. Compreender é a arte de trocar de lugar com o outro. Assim vamos nos esforçar para inverter o jogo e trocar de lado com o jovem de hoje acusado de ser egoísta, narcisista indiferente, hostil, distante. Trocou de lado? OK! Como você, “veio”, percebe seus pais e educadores, são alegres, extrovertidos, afetuosos? Dá prazer ir para casa ou escola e se relacionar com eles? Qual programa que pais e filhos podem compartilhar e que seja atraente prazeroso para ambas as partes?
Reflita: você adulto com a função de educar e transferir conhecimentos valores, sabedorias aos seus filhos (e/ou alunos) tem se empenhado nisso? Esta motivado? Propõe dedicar um tempo para investir no relacionamento com eles?
Sem querer ser nostálgico, romântico ou que coisa que valha, como era o mundo, as diversões, as brincadeiras do seu tempo? Qual a proximidade que tinha com seus pais, suas queixas em relação a eles, seus elogios e reconhecimento por terem te oferecido o que julgavam ser melhor?
Reconheçamos que o mundo mudou da água para o vinho nos últimos 20 – 30 anos. Assim, valores, comportamentos, moral e ética sofreram enormes transformações. E se por um lado internets, vídeo games, celulares são mais atraentes que a escola, a casa e as relações jovens-adultos, uma conclusão é clara: Nossa geração não é exemplar não gerou líderes verdadeiros nem referências que os jovens pudessem admirar e desejar seguir. O dia inteiro são divulgados casos de corrupção grave na política, no judiciário, em empresas privadas e não há desculpas: os “hippies paz e amor” são os atuais capitalistas selvagens e os esquerdistas sindicalistas, se tornaram “mensaleiros” e “sangue-sugas”.
O consumo, a ênfase para a aparência, a materialidade, o botox, a vaidade doentia, foi gerada por nós adultos desnorteados estressados, deprimidos, apresentando aos jovens, um mundo caótico, poluído, em que faltará água, o clima enlouquecerá e ...
Eles se recusam as crescer e se transformar no que nos tornamos.
Querem o prazer, o sexo, a bebida, a droga, tudo rápido um presente sem futuro, onde o “aproveite enquanto puder” impera, afinal ser “O ADULTO é um SACO!”
Sempre reclamando do emprego, das dívidas, do casamento, dos filhos, dos políticos...
É pais e professores: A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO é uma necessidade de todos nós!
Como fazer para mudar?
Semana que vem....

P.S.: Queria ressaltar uma mensagem recebida de uma mãe de uma aluna do Instituto de Educação, onde se exalta a qualidade do ensino, dedicação e diversos méritos de uma Escola Pública. Fantástico! Falarei com mais tempo á frente dessas valorosas escolas que superam desafios e são referências.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

HIPOCONDRIA: Finalmente a Ciência reconhece que os `poliqueixosos e pitiáticos` tinham razão.

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino Jornal Super Notícias do dia 30/08/2009.

Quem é que não conhece ou tem na família um hipocondríaco? Reclamam de dores, mal-estar, sintomas diversos: dor de cabeça, tonteiras, dor no peito, desanimo, “dor no fígado”, bolo na garganta”, empachamento, má digestão, dor no corpo e por ai vai. Vivem em médicos, fazem centenas de exames que insistem em dar sempre NORMAIS OU NEGATIVOS! Compram remédios que não acabam mais, têm uma “farmacinha” em casa. Freqüentam hospitais e clínicas. Atormentam familiares, “alugam” a vizinhança descrevendo seus sintomas, que muitas vezes migram pelo corpo: ora é a dor de cabeça, ora a má digestão...
A primeira “descoberta”, que veio no sentido de compreender e explicar a “hipocondria”, se deu no inicio dos anos 80, quando os “chatos” e pitizentos” que freqüentavam os pronto-socorro a ponto de terem “cadeira cativa”, onde apavorados queixavam de fortes dores no peito, de estarem enfartando, com pressão altíssima, e sensação que iam morrer, perder o controle sobre si mesmo, “enlouquecer”, finalmente começaram a se enquadrar na hoje famosa SÍNDROME DO PÂNICO!! Sim, um disparo errado do centro do ESTRESSE e EMOÇÕES CEREBRAIS, por desequilíbrio de um neurotransmissor chamado SEROTONINA disparava todos aqueles sintomas (por excesso de adrenalina). Finalmente os hipocondríacos com seus exames normais e múltiplas queixas podiam ser tratados com antidepressivos e CURAR-SE!!
Não precisavam mais usar suas aspirinas, remédios “pro fígado” e outros sintomáticos que nunca os curava. Que pena: até hoje profissionais da medicina, sem uma base neurocientífica e psiquiátrica, não conseguem diagnosticar a Síndrome do Pânico. Assim milhões de pessoas continuam fazendo milhões de exames, gastando com medicamentos desnecessários e queixando de consultório em consultório de diversas especialidades (e com a vizinhança).
A segunda boa notícia: no último Código Internacional de Doenças (CID.IO) descreve um item chamado ANSIEDADE GENERALIZADA, que pela primeira vez enquadra todos os “sintomas físicos inespecíficos” – que citei no início – como componentes de um transtorno de ansiedade que ao invés de gerar queixas psíquicas (irritação, angústia, tristeza, preocupação excessiva, por exemplo) se transformam em sintomas corporais e físicos, mas com exame clínicos normais.
Um bom médico, antidepressivos bem prescritos, mudanças de hábitos, um apoio psicoterápico, exercícios físicos diários e ADEUS HIPOCONDRIA!!

domingo, 8 de novembro de 2009

PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS

Reprodução da Coluna Eduardo Aquino – Jornal Super Notícias do dia 23/08/2009.


Quando as pessoas de idade eram os terapeutas com seus provérbios e ensinamentos, não existiam psicólogos e psiquiatras.
A psicologia e a psiquiatria tal qual as conhecemos se originam no final do século XIX e principalmente nos últimos cem anos com Freud, sendo o pai dessa ciência que freqüenta aos campos da filosofia, sociologia, psicologia e medicina, entre outros. Se hoje proliferam milhões de profissionais com denominações que os leigos nem entendem: terapeuta, psicoterapeuta, analista, psicólogo, psiquiatra, terapeuta corporal e por ai vai, é bom nos perguntar: como viviam as pessoas antes dessa multiplicação de profissionais?
Muito bem, obrigado!Afinal desde que nos conhecemos como seres humanos sempre fomos complicados: angustiados, apavorados com as mortes, perdas de pessoas queridas, medrosos, ansiosos, ciumentos, agressivos, traiçoeiros, mentirosos, arrogantes, egoístas, mas também amorosos, solidários, compreensivos, afetivos, altruístas, generosos.
Quando a mente complicava, os sentimentos embolavam, a discórdia imperava numa comunidade, recorríamos aos sábios, aos xamãs, aos líderes espirituais, aos filósofos. Esses tinham o dom de aprender com seus erros e acertos, sua capacidade de observar a natureza, suas leis assim como tinham a curiosidade e paciência de buscar entender a complexa NATUREZA HUMANA e assim acolher e compreender os que buscavam paz para suas aflições e preocupações.
Com isso buscavam regras, éticas, moralidade e serviam como exemplo aos demais. Assim eram até os anos 60, os pais, avós, idosos que quando complicávamos a vida, recorríamos a eles, a quem ouvíamos e respeitávamos, que do alto de sua vivência nos ensinavam com antigos provérbios:
“Calma, é devagar que se vai ao longe”. “Safra boa, safra ruim, safra boa”. “É melhor um pássaro na mão do que dois voando”. “Quem tudo quer, tudo perde”. “Caixão não tem gaveta”. “Nu saístes dó ventre de tua mãe, tão nu quanto viestes, sairás desta vida e tudo que acumulastes será vaidade e vento que passa”.
Bem, deixo com vocês a pergunta: O que mudou em cem anos?
Como creio que a Palavra, ou segundo a Bíblia – O VERBO – pode ensinar, acalma e até curar, estou me propondo a usar duas ferramentas.
1 – O blog: www.eduardoandradeaquino.blogspot.com, no qual procurarei a cada dia passar uma lição sobre Ciência do Comportamento como se fossem aulas virtuais nos quais vocês podem participar, ter dúvidas, dar sugestões.
2 – O TWITTER: eduardoaaquino. Estou lançando o twitter proverbial com pílulas de ensinamentos que acumulados podem gerar conhecimentos. É possível usar tanta novidade de Internet para bons propósitos:?
Ao que querem ser parceiros, peço que leiam meu livro “BEM VINDO A VIDA”., lançado pelo Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevante. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.

sábado, 7 de novembro de 2009

CRISE NO RELACIONAMENTO: MULHERES DISPONÍVEIS E POUCO EXIGENTES, HOMENS ACOMODADOS E INDIFERENTES.

Reprodução da Coluna (Eduardoa Aquino) Jornal Super Notícias do dia 16/08/2009.

Namorar, noivar, acasalar, casar. Desde que mundo é mundo eis um destino comum para machos e fêmeas. Afinal é dessa historia que essa espécie sobrevive. Sexo casual ou por toda vida, infidelidade masculina ou feminina, viuvez eterna, pois na natureza temos de tudo: ciúmes, traições, raiva, homossexualidade, promiscuidade, mas também fidelidade, dedicação aos filhotes e assim vai...
E nós, pobres mortais? Andamos mal na foto, não é mesmo?
As queixas principalmente das mulheres é muito parecida: homem não presta, não quer namorar, não levam a sério nada, desaparecem, só ligam quando querem “pegar“, estão bobos ou bêbados e chapados. E eles? “Mulher tá fácil“, elas pegam no pé, querem exclusividade, acham que porque beijaram, deram um sarro ou foram pra cama, isso quer dizer compromisso. “Tô fora!”
Sim, eu volto a uma tese clara: Toda vez que os seres humanos contrariam as leis naturais, pagam um alto preço. Se canalizam rio, provoca inundações, se destroem matas, mudam o clima e assim por diante. No caso de macho e fêmea, há um abismo de aspectos físicos, psíquicos e comportamentais de difícil compreensão mutua:
1- Eles são egoístas, predadores, lutam pelo maior numero de conquistas, são objetivos, pouco atentos aos detalhes, saciam rápido, enjoam sempre e sempre querem a “fêmea alfa“ do outro.
2- Elas são afetivas, carentes, falantes, vivem se bicando, querem reter seu macho, ter filhos e cuidar deles (às vezes descuidando dos maridos), são instáveis com suas TPMs, adoram detalhes, compras, shoppings.

Mas a maior lei da natureza que foi invertida foi a “dança do acasalamento“. Até há algumas décadas atrás, conquistar uma mulher era dificílimo, tinham os homens que mostrar habilidades: tocar violão, ser cavalheiro, escrever poesia, enfrentar o sogro para pedir permissão e sexo só depois de muito tempo ou já casado. A “dança” era papel dos machos, e a fêmea escolhia o melhor. Pois bem, hoje mulheres trabalham, são profissionais, tem a própria grana, independência, se cuidam (e eles com barriga de chope), mas infelizmente se oferecem como caça e os machos esperam acomodados a gostosona do pedaço se insinuar para ele, e quando “se pegam“ acabou a graça para ele.
Meninas: entendam a diferença entre valor e utilidade!
Acesse o blog: www.eduardoandradeaquino.blogspot.com e acompanhe no twitter: eduardoaaquino.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

BAIXA-ESTIMA: QUANDO UMA AUTO IMAGEM NEGATIVA É A RAZÃO DO FRACASSO PESSOAL

Reprodução da coluna (Eduardo Aquino) Jornal Super Notícia do dia 09/08/2009.

Falamos nos últimos tempos de profissionais cujo ambiente de trabalho se tornou tão degradado e doentio como os educadores, trabalhadores da área de saúde e assalariados em geral que o tema de hoje é quase uma conseqüência: uma sensação de fracasso, de desimportância, de inutilidade em contraste com “estilo global“, modelos, artistas, jogadores de futebol, sarados, ricos, perfeitos, nem que seja a custa de lipo, botox e photoshop.
Estimar é calcular, aproximar, estabelecer um valor. Assim auto-estima é a capacidade de auto-avaliar-se, “saber o quanto vale“. E a maioria das pessoas, anda com uma baixa-estima de assustar ratos e baratas!! A freqüência com que escutei de pacientes e em palestras, “Doutor, me acho feia, burra, ridícula. Vivo evitando a tudo e a todos”. É impressionante essa auto-depreciação. “Tenho espinha, celulite, bunda caída...”. Sim, mulheres por serem mais criticas e ligadas a estética, são maioria entre os de “elevada” baixa-estima. Mas, sem duvida, num mundo que valoriza a imagem, a aparência, o “status”, essa busca ridícula e obsessiva pela perfeição, “ter o cabelo de fulana”, “os lábios de sicrana”... Afinal quem é você? Somos únicos, diferentes, com virtudes e defeitos, lados feios e bonitos, capacidades e dificuldades. Liberte-se daquilo que mais nos infelicita: essa tendência a comparação, à disputa, seja entre irmãos, colegas de escola ou de trabalho. Compare só a si mesmo! Procure estar melhor que ontem, more no seu corpo, ele é a sua morada.
Quer reformar? Ótimo, mas não queira ser a “mansão do vizinho”. Mas cuide da sua quitinete: nela você mora, é visitado, descansa, produz. Goste-se e aceite as críticas e imperfeições, ao contrário, vire “amigo“ do seu jeito, por exemplo: É gordinho? Anuncie-se: “E aí meninas, quem quer esse ‘excesso de fofura’ onde cabe um grande coração?!”
Não se esqueça, somos o que imaginamos ser. Se você é uma ameba? Tenha sua vida de diarréia. Se é um ser humano? Apresente-se ao mundo do tamanho e com o potencial que tem. Se você não crê em si, quem o acreditará?
Estou disponível no blog: www.eduardoandradeaquino.blogspot.com e no twitter: eduardoaaquino
Vamos ter um conteúdo que vale a pena!! Venha relacionar com os que querem um novo tempo!!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

AMORTE ANUNCIADA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E A ESPERANÇA DE RESSUCITÁ-LA MAIS DIGNAS E VALORIZADAS.

Reprodução da matéria (Eduardo Aquino) Jornal Super Notícias do dia 02/08/2009

Como o objetivo desse espaço é contrapor as noticias negativas e angustiantes, inerentes aos tempos atuais, num projeto meu e do meu amigo, meu irmão camarada e editor Rogério Mauricio, de ter no Super Noticias, um conteúdo pedagógico, terapêutico (se possível), me surpreendi com a repercussão da coluna passada, ao abordar a Síndrome de Bournout, que vem dizimando a saúde física e psíquica dos educadores. Recebi um número incrível de emails com relatos dramáticos dos professores, ora contando de agressões graves de alunos, ora se reconhecendo num quadro tão freqüente e incrivelmente desconhecido pela maioria (2/3 dos profissionais da educação já estão atingidos pela SINDROME DE BOURNOUT e tendo que ser acusados de “frescura”,corpo mole, “piti“ quando afastados da sala de aula, relatando casos de prefeitos que validam, ou não, atestados médicos, numa situação vexatória e humilhante, até tristes histórias de abandono da carreira que tanto amavam e sonhavam.
Antes de mais nada recordemos:
Síndrome de Bournout caracteriza por:
1- Cansaço e fadiga intensos.
2- Sintomas depressivos e ansiosos (desde angústia, tristeza intensa, até sintomas físicos variados, inespecíficos e com exames normais por exemplo, dor de cabeça, aperto no peito, insônia...).
3- Indiferença, “robotização“ e automatismo no exercício da profissão, até aversão e fobia à sala de aula. Tem ainda a característica dos três “nãos“: Não quero mais dar aula; Não consigo mais; Não me interesso nem tenho prazer na sala de aula.

Vimos que na base disso há um somatório de causas:
• Remuneração indigna para função tão árdua e nobre;
• Ambiente de trabalho hostil, violento, perigoso, estressante;
• A omissão, fraqueza e baixa participação dos pais para educar e estabelecer limites aos filhos.
• Uma geração que a própria Unesco chama de “geração perdida“, nascida nos anos 80 e 90, que só gostam de eletrônicos, são egoístas, mal educados, tiranos, desrespeitosos com os mais velhos e que banalizaram sexo, droga, violência.

Mas o pior: Prefeituras, o Governo Estadual e o Mec, com secretários de educação, políticos e empresários que se negam a perceber que O MAIOR PROBLEMA DAS COMUNIDADES ESCOLARES É O SER HUMANO!!! Que usam os 25% das receitas obrigatórias para a educação em licitações seja para merenda, material didático, reforma de escolas, num negócio onde sobrepreços, corrupção, desvios são mais atraentes que a qualidade de vida e bem-estar de alunos, educadores, pais, funcionários. Esquecidos ainda que ALI SE FORMA A SOCIEDADE DO AMANHÃ. Que Deus nos ajude, pois onde deveria ser um espaço de alegria, prazer, formação de caráter, moral e ética, virou um CEMITÉRIO DE TALENTOS, terreno fértil para se formar gangues, viciados, enfim o “terreno baldio“ da falta de cidadania a latrina dos dejetos de um tempo estranho e doentio. E não adianta propagandas maciças (porque não usar essa verba para melhora das condições de trabalho) e avaliações onde o português e a matemática são usados como índices de competência. Brasil está na lanterninha mundial em educação e no último ENEM e IDEB das melhores 1.000 escolas só 3,7% eram públicas e entre as mil piores as públicas eram 95,8%.
Parem de tapar o sol com a peneira! A baixa produtividade só não diagnostica aqueles que não vivem o dia-a-dia do ensino público: as escolas estão morrendo de anemia política, de inanição por falta de investimento na saúde dos educadores, por uma juventude nociva e sem crença nos pais, lideres e sociedade em geral e pela falência do afeto e respeito dentro das escolas. TEM JEITO? Sim senhores. Escrevam emails e ajudem a construir uma nova escola com sugestões, projetos e ações. Essa “velha escola“ já está com morte cerebral!











quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DO SONHO DE SER PROFESSOR AO PESADELO DE SE TORNAR UM EDUCADOR STRESSADO E DEPRIMIDO

Reprodução da matéria (Eduardo Aquino) do aia 26/07/2009.


Será que estamos surdos, cegos e mudos frente à epidemia da falência afetiva e absoluto esgotamento físico e mental dos professores, supervisores, coordenadores, enfim a todos os professos que atuam em educação?!
Será que Prefeitura, Estado, com suas Secretarias de Educação e também a Esfera Federal já ouviram falar na “Síndrome de Burnout”?!

É hora de acordarmos para uma realidade que mais parece um pesadelo.

“Síndrome de Burnout”
Burnout vem do inglês – queimar por fora e é um tipo de doença cada vez mais grave que vem dizimando professores e educadores e tem 03 características marcantes:
1) Fadiga intensa com cansaço constante;
2) Indiferença, “robotização” e desafeto de educadores no exercício da sua profissão;
3) Angústia,tristeza, desesperança que leva a uma aversão ao se enfrentar uma sala de aula.

Tem sido ainda descrita como a Síndrome dos 03(três) “Não”:
1) Não quero mais esta “atividade”;
2) Não consigo mais dar aulas;
3) Não tenho mais motivação e estímulo para ser “professor”;


Tal quadro é ainda acompanhado por diversos sintomas físicos inespecíficos tais como:
Dor no corpo, tonteiras, dor de cabeça, dor no peito, falta de ar, baixa imunológica entre outros, e por queixas psíquicas, tristeza profunda, irritabilidade, nervosismo, mau humor, “vontade de sumir, abandonar a profissão e até de morrer”, medos, insegurança, ansiedade, pessimismo e aversão a sala de aulas entre outros.

Dois em cada 03 educadores tem, tiveram ou terão esta síndrome

Impressionante o número de educadores que tem afastados por motivos médicos, aposentados por invalidez precocemente ou que tenha abandonado a profissão.
Será que políticos, empresários, grandes empresas que atuam em 3º setor só acreditarão e investirão nos seres humanos que atuam na educação o dia em que a Síndrome Burnout der uma mancha vermelha na testa de Educador?

Afinal “dor na alma” e mente adoecida são coisas subjetivas e quando a prefeitura e estado investirão para reverter tal quadro?

Como bem sabemos corrupção, desvios de verbas só ocorrem com coisas materiais como merenda escolar, material didático, reforma de escolas, Saúde do educador não é prioridade e ao se somar baixo salários, pais omissos e fracos e uma geração de jovens violentos, sem limite, indiferentes que banalizam sexo e drogas temos um retrato da sociedade refletida nas escolas públicas.

Continuo insistindo:
É URGENTE A NECESSIDADE DE SE INVESTIR PARA LEVAR O CONTEUDO DA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO E NEUROCIÊNCIAS NA ROTINA DE ALUNOS, EDUCADORES, PAIS E FUNCIONÁRIOS DAS COMUNIDADES ESCOLARES.

Tenho apresentado a Ecologia Humana nas Escolas e vejo como é difícil sensibilizar o poder público, prefeitos, governadores, secretários de educação, por isso é fundamental para mudar esta realidade mobilizar pais e educadores para essa grande batalha.
Se você é educador e se identificou com este tema mande 01 email, pois, enquanto não conseguimos sensibilizar autoridades posso pelo menos mandar as 26 Dicas Anti Stress de Ecologia Humana e não se esqueçam: A escola é o espelho da sociedade que alguns mecenas ou políticos com visão humana leia esta coluna e nos ajude a escrever as páginas de um novo tempo.












terça-feira, 3 de novembro de 2009

VOCE É UM BOM SEGUIDOR DE JESUS CRISTO?

Artigo publicado (Eduardo Aquino) no Jornal Super Notícias do dia 19/07/2009.


Numa época tão confusa, cheia de crises, conflitos, falta de compreensão e altruísmo, um grupo de estudiosos separou do estudo bíblico, 38 passagem em que cristo doutrinava seus apóstolos e seguidores. Dessas, separei 10 que podem nos dizer se realmente somos bons cristãos e após mais de 2.000 anos podemos dizer que aprendemos e praticamos os ensinamentos de Jesus Cristo.
1- “Seja feita a VOSSA VONTADE, assim na terra como no céu”. Você crê que tudo o que ocorre na Terra, de bom ou ruim é a vontade do Pai?
2- “Amai-vos uns aos outros, assim como vos amei”. Você ama os seus semelhantes, incluindo inimigos, desafetos? Aceita que seus irmãos possam ser de outra igreja crística (evangélicos, católicos, ortodoxos, por exemplo) ?
3- “Não julgueis e não sereis julgado, pois com a mesma medida que medis, serás medido”. E aí, você julga, critica, e aceita ser julgado e criticado?
4- “Não vos preocupeis com o dia de amanhã pois o dia de amanhã terá suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu mal”. Sofre por antecipação, é nervoso, é irritado, preocupado, ou tem sido desprendido?
5- “Dá a quem pede, e não te desvieis daquele que te pedir emprestado”. Ufa! Essa é de lascar, não é!?
6- “Bem aventurado os que são perseguidos por causa da justiça, por que deles é o reino dos céus”. Quanto conforto escutar isso...
7- “Amai vossos inimigos, fazei bem aos que te maltratam e perseguem”. Ser cristão verdadeiramente não é fácil, hein!?
8- “Entrai pela porta estreita porque larga é a porta e espaçoso o caminho que o conduz à perdição, e numerosos os que aí entram. Estreito e apertado o caminho, raros são os que o encontram”.
9- “Não junteis para vós tesouros na terra, onde ferrugem e traça corroem e ladrões furam e roubam”. A arte do desapego e da partilha.
10- “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles”

Fiz questão de escrever isso pois como médico que estuda o comportamento humano na busca de um estado de equilíbrio entre corpo, cérebro, mente e alma, constato que o Cristo nos legou de mais importante (ainda que fiquemos ligados aos milagres e a sua trajetória) foi um conjunto de ensinamento sábios, divinos e dificílimos de serem praticados. Sendo franco, eu luto a cada dia para tentar, e não consigo ser tão cristão, e jamais conheci alguém que tivesse conseguido seguir tais doutrinas. É... pouco mudou em 2000 anos!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO SONO

Matéria (Eduardo Aquino) publicada no Jornal Super do dia 12/07/09

Para inicio de conversa, estatísticas apontam que 7 em cada 10 pessoas não têm um padrão de sono adequado e isso tem sérias repercussões na vida dessas pessoas.Uma das queixas mais comuns em consultórios médicos é justamente a insônia, sono insatisfatório, cansaço matinal, sonolência diurna, entre outras queixas relacionadas ao ato de dormir.
O tema é tão significativo, que surgiu uma ciência para estudar as relações do sono e da vigília chamada CRONOBIOLOGIA. E baseado em pesquisas dos países nórdicos que estudam muito tal tema vamos citar algumas informações úteis:
1) Um padrão de sono ideal seria aquele entre 22 hs e 6 hs Independente dos relógios biológicos individuais,nesse padrão , teríamos uma arquitetura de sono em que teríamos as 5 fases do sono- padrão 1 e 2 que é o sono leve, o sono REM que é a fase de sonhar, e o padrão 3 e 4 que é o sono profundo que é essencial para o descanso e reposição do bom funcionamento do cérebro.
2) O período entre 23 hs e 3 hs da manhã é nobre e fundamental pois em média nesse horário temos a predominância do sono profundo.
3) Dormir durante o dia e nos fins de semana,ao invés de descansar, cansa pois o padrão de sono é do tipo leve e com excesso de sonhos consumindo energia eletroquímica do cérebro.Daí a sensação de ressaca quando acordamos.
4) Se sono diurno prolongado é altamente estressante e piora a depressão, cada vez mais estudos demonstram que a famosa "sesta"de 30 a 50 minutos após o almoço é excelente para nossa saúde.
5 ) Todo sono após as 6 hs da manha é desvitalizador e depressor, pois o padrão que prevalece após esse horário é do tipo leve e há excesso de "sonhação", ou seja, da fase REM. Por isso é muito comum o mau humor matinal dos que acordam tarde.
O certo é que pagamos um alto preço pelos nossos vícios modernos, que nos faz dormir cada vez mais tarde e com sono agitado por excesso de cafeína,bebidas , excesso de TV de Internet, alimentação pesada antes de dormir,exercício físico á noite, baladas em que contrariamos o relógio biológico sono-vigília,ausência de cochiladas após almoço, e por termos um padrão de dormir e acordar nos dias úteis e outro padrão nos fins de semana.Afinal o fuso horário se faz a cada 7 dias, ou seja respeita as fase da lua.Sim os ritmos da natureza é que deveriam reger nossos ciclos como sono, alimentação e outros.
De posse destas informações, desafio os leitores a explicarem por que vaqueiro não tem insônia ? Uma dica: vaca dá leite todos os dias, nos fins de semana, feriados , natal e Réveillon!






domingo, 1 de novembro de 2009

JUSTIÇA: Um pilar da Sociedade base da verdade, isenção, dignidade que está ruindo por corrupção, vaidades pessoais, lentidão e incompetência.

Reprodução da Matéria (Eduardo Aquino) do Jornal Super Notícia do dia 05/07/2009.

Antes de mais nada, um aviso: Abordarei este tema em homenagem ao meu falecido pai advogado, humano, honesto, que nunca enriqueceu (pois “não vendia a “Alma ao Diabo”). Dedico ainda aos grandes probos e sábios advogados, juízes, desembargadores, promotores, procuradores e ministros – que ainda existem, mas são uma minoria – e muitas vezes discriminados justamente por serem honestos e competentes.
Para início de conversa duas máximas do direito: “O EXERCÍCIO DO BOM DIREITO EQUIVALE ATRAVESSAR O LODAÇAL DA MISÉRIA HUMANA, SEM SE SUJAR” OU AINDA “JUSTIÇA SEM HUMANIDADE SERIA COMO QUE, O CORPO INTACTO DE UMA VIRGEM QUE NÃO GUARDASSE NELE A PUREZA DE SUA ALMA; SERIA COMO QUE O MAR, SE NELE NÃO HOUVESSE ONDAS, SE NELE NÃO HOUVESSE VAGAS, SERIA ENFIM COMO O PRÓPRIO CÉU SE NELE NÃO HOUVESE O ÁUREO SORRISO DAS ESTRELAS.”
Meu pai Dílson Aquino me obrigava a decorar e dizer tais frases para ter acesso a uma mesada, isso foi há 40 anos e não é que tais máximas estão cada vez mais atuais? Nas palestras que já ministrei para o poder judiciário “Sim meus caros eu, psiquiatra e neurocientista tenho sido constantemente convidado para falar para Autarquias como: Tribunal da Justiça, Ministério Público, T.C.U., T.S.E. e até em Brasília-DF já cheguei a proferir palestras no Supremo Tribunal Federal”, afinal o estresse e o clima extremamente pesado em ambientes de conflito de interesses, onde as partes litigadas destilam ódio, rancores, e os que decidirão destino e a vida de milhões de pessoas está muitos vezes sobrecarregado, estressados sem tempo ou competência necessária para tomar as decisões isentas e justas sem contar os lobbies, as corrupções, o autoritarismo e as vaidades que contaminam este ambiente, seja fórum ou tribunais enfim tudo isso mostra como é precário o exercício da justiça e a sobrecarga física, psíquica e até espiritual que paira sobre juízes, promotores, desembargadores e ministros.

Por falar nisso estatísticas mostram que somente 20% das pessoas que atuam nas áreas jurídicas, irão para o céu! Afinal alegam estes estudiosos dos fenômenos sobrenaturais mais do que isto o céu viraria inferno rapidamente??? Brincadeirinha, você viu!
Bom, voltando a vaca fria o que vai ser de nós pobres mortais o dia que o poder judiciário falir? Pois a cada dia maior é a descrença da população que buscam na justiça os seus direitos e são frustrados com a demora, com a lentidão, a protelação (vire e mexe vemos casos que já tem 10, 20, 50 anos sem solução). O que dizer então dos escândalos do Judiciário que se tornam manchete como o afastamento de ministro S.T.F. com corrupção, formação de quadrilhas? E desembargadores vendendo sentença como ocorreu recentemente no Espírito Santo e o juiz “lalau” de São Paulo envolvido em escândalo na construção dos imponentes prédios da Justiça sem contar as chantagens que escutamos “olha eu acho melhor você ter algum lobbies em 2ª e 3ª instância, pois só os grandes escritórios ligados a filhos, netos ou indicados por desembargadores e ministros aposentados, é que tem sentença favoráveis nestas instancias”. MEU DEUS É O FIM DO MUNDO! E ainda mais triste é ver grandes criminalistas criando versões mentirosas de crimes cometidos de seus clientes famosos que por ter condições financeiras quase nunca são presos ou libertados em poucos dias vide mensalão, sangue suga, o assassino confesso da jornalista em São Paulo e outros casos famosos além dos milhões de não famosos que vão corroendo a nossa esperança de que a Justiça seja realmente cega.
“Chega de Escritórios famosos” de advogados de renome, sempre arrogantes e vaidosos a prejudicar os perseguidos pela justiça dos homens dou como exemplo a Vara de família onde escritórios famosos, do tipo em que vendem a alma para o diabo, que do alto do seu poder saem arrebentando reputações, carreiras, destruindo o futuro e a qualidade de vida de crianças que se tornam combustível da ridícula briga de pais separados, escritórios de advocacia que em nome de honorários milionários optam sempre pelo litígio, pelos golpes baixos, esquecidos que nessa hora lidam com que há de mais sagrado, o amor entre pais e filhos, a opção pela paz e harmonia ainda que aquele casal opte por não continuar juntos.
Ainda bem que o Dr. Dílson Aquino morreu em 1996, deve até se remexendo lá no Cemitério do Bonfim, ele no entanto deixou grandes lições de sabedoria e humanidade no exercício da sua advocacia diária e como “Clinico Geral” daqueles que atuava desde da Justiça do Trabalho até uma advocacia tributária, ele um Dom Quixote do Direito me inspira até hoje mesmo eu sendo médico a lutar pelo RESGATE DA VERDADE, DA DIGNIDADE EM BUSCA DA PAZ DE ESPÍRITO.

"Bem Vindo a Vida" - Um emocionante romance que aborda pequenas e sábias lições de vida! Á venda nas melhores livrarias do país.