quinta-feira, 4 de março de 2010

CAPÍTULO VII:SÍNDROME DA “FAMÍLIA QUE BRIGA UNIDA JAMAIS SERÁ AMIGA”

ou: Como se tornar estranho, num mesmo ninho genético.
(texto extraído do Diário de Cristiane, 13 anos, habitante de uma grande cidade).

Caro Diário:

Hoje tivemos finalmente a festa da família no colégio. O tema foi lindo, “Um tempo para amar”. Falava de como andamos sem tempo para relacionar em família.

Sabe, amigo Diário, eu ensaiei um pás-de-deux lindo. Papai chegou atrasado mais uma vez e nem me viu, mas garantiu que vai ver a fita (duvi-d-o-dó). Ele estava mal-humorado pois a festa foi domingo, na hora do jogo do Palmeiras. Foi uma tristeza: a mamãe brigou com ele e foi uma baixaria. Ela estava emburrada, disse que era o papai. Sabe, eu já sei. Ela tava era sem graça com as mães de meus colegas. Engordou 8 quilos e foi à festa de Training! Coitada, deve estar estressada de tanto gritar comigo (esse vício de ficar no telefone que a gente tem ... E eles nem sabem que a gente fala melhor, pois quando encontra, vem aquela “sem-graceza”) e também com o Léo – aliás aquele pestinha anda mesmo impossível: assou o pintinho (animal) do zelador no microondas, esvaziou o peru do vizinho do 304. Está de castigo – bem feito! 20 dias sem o vídeo-game. Está fazendo greve de fome, mas eu já vi ele roubando a comida da empregada. Acho que o stress da mamãe é esse, além de tanta correria na semana – shiatsu, cabeleireiro, massagem, tapeçaria, seicho no le, obra de caridade, etc..
É meu Diário, é duro ser mãe! Chego em casa, ela está estatelada e gritando “ fecha a porta”, “abaixa a TV”, “eu não suporto vocês nessa casa de loucos”. Ainda bem que ela descansa no fim da semana, vê 3 fitas e chora com os filmes. No domingo vê Faustão e namoro na TV do Sílvio. Papai: esse eu nunca vejo, trabalha, trabalha (mas quando ligo, não está no escritório). Quando chega em casa, lê 3 jornais e depois assiste ao jornal do SBT, o jornal Nacional e da Manchete. Anda muito calado e toda vez que mamãe grita e o Léo apronta, ele diz “Deus, o que fiz para merecer isso?”. Eu tento falar com ele, mas ele só diz “Hum , hum, hum” ou então “Filha, depois do jogo na TV e os jornais. Tem uma semana que eu quero mostrar o boletim: fui a primeira aluna e só tirei A! Mas não quero amolar papai, eu vi ele dizendo que está “hiperarrasado” pois perdeu uma grana na bolsa!
Nossa, vida de adulto é um saco! Há anos não vejo papai e mamãe sorrindo, se beijando ou abraçando. Tem hora que dá medo crescer. Bolsa de valores, massagens, filho para atormentar – ainda mais um capetinha como o Léo – além de IPTU, IPVA, Receita Federal, imposto disso, daquilo, condomínio, prestação, mensalidade escolar e ainda por cima “festa na escola” ... – Que pena, esse ano a festa da família foi tão bonita. Teve até pai e mãe que fizeram teatro pra nós (por que será que todo pai e mãe legais são sempre os dos outros colegas?).
Querido Diário, ainda bem que você existe, senão eu ficava louca, sem ninguém para conversar!
Ah, já ia esquecendo: tentei colocar a fita hoje a tarde, mas o papai me cortou: “Ô filha, logo hoje que tem Palmeiras e Bragantino” deve ser time bom : papai trocou meu pas-de-deux por ele ... Fazer o quê? Já sei: sonhar, sonhar com meu príncipe encantado, que vai subir no meu castelo pelas minhas tranças e me libertar dessa “prisão domiciliar, me fará feliz, teremos 6 filhos e viveremos felizes para sempre (Que Deus não me dê um filho como essa praga do meu irmão Léo...).
Diário amigo, vou dormir, pois já são 22:27 hs e amanhã tem escola e quero ver o que minhas amigas acharam do meu balé. Essa festa “Um tempo para amar” foi linda! E, afinal, 13 anos só se tem uma vez na vida!
Cristiane, 20/06/96

Tempo de amar, de curtir ... Ai, papai, mamãe e irmãozinhos: quanto tempo vocês dedicam para a família? Curte um Bragantino da vida? E a última fita de vídeo-game: Mortal Kombat? Quantos jornais já leu ou assistiu hoje? Novidades? Guerra no Oriente, crime no Rio, trânsito em São Paulo, desemprego? FHC, ACM, Maluf, Lula, Zagalo? É ... grandes novidades!
Enquanto isso ... em Gotham City ...

Há coisa mais antiga que família? Avós, tios, pai, mãe, filhos, irmãos, primos, domingos de ajantarado, natais cada vez mais indigestos e eletrônicos. Parabéns para vocês! Sim, pois com toda crise, separações, desemprego, gravidez precoce, brigas, tapas e beijos, mesmo assim família sempre foi, é e continuará sendo, a base da sociedade. Aliás, quanto pior a família, pior vai a sociedade. É ali, no meio da macarronada de domingo, da ressaca de 2ª feira e das aflições dos fins de semana (filhos soltos, pais de plantão), é bem ali que teremos que aprender a conviver com irmãos tão diferentes, (irmão é sempre um saco, toda vez que constatamos que o espermatozóide do papai e o óvulo da mamãe são de geração e códigos diferentes dos meus – defeito de série – a marca é igual, mas o modelo é diferente, sabe?. Pois somos “filhos de chocadeira” – pai sem tempo, ganhando o pão e viciado em jornais e internets, mães impacientes com filhos cada vez mais agitados e agressivos, além de trabalhar fora, dentro de casa e dentro do quarto (quando dá e se é que dá ... tempo).
Família! Sim, é onde você se asila quando separa, é para lá que foge quando dá tudo errado,é ela que te acolhe no desespero, te agüenta na fossa, e ainda se preocupa com você. Família, que cisma em existir, mesmo quando te iludem dizendo que seu micromultimidia resolve tudo! Sai dessa, computador não faz carinho, nem tem alma ou pulsa coração. Mas vamos voltar ao be-a-bá: estamos carentes de tempo para nos relacionar. Comece em casa, plante afeto e colha amor, seja eterno no coração dos seus.
Quer resgatar um “tempo para a família”? Oriente-se no final e reencontre o caminho, em meio a tanta falência de casamentos, desunião familiar, dificuldades nas relações de pais e filhos ... E lembre-se: o outro é a comprovação de minha existência.


Livro Eduardo Aquino: PEQUENO MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA DAS GRANDES e também médias e pequenas CIDADES (4ª edição – Belo Horizonte/2000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário