segunda-feira, 16 de agosto de 2010

8º Grupo – Retardo Mental - 9º e 10º Grupo

Capítulo XI
Resumo das principais alterações psíquicas (mentais) e comportamentais.


Que vai desde leve a profundo (F70-F79)

9º Grupo – Transtornos do desenvolvimento psicológico
Vai desde o transtorno da fala, linguagem e habilidade escolar, até ao autismo típico e atípico. (F80-F89)

10º Grupo – Transtornos emocionais e de comportamento com início na infância e adolescência (F-90-F-99)

Principais exemplos:

10.1 Hiperatividade: Crianças inteligentes mas que não conseguem concentrar-se ou prestar atenção, pois são superagitadas, dispersivas, incapazes de parar ou ficar sossegadas. Estão em constante movimento e não podem manter a atenção num só objeto ou assunto para desespero da família e da escola.

10.2 –Conduta: Postura de oposição e desafio. Não se socializam, estão sempre “aprontando”.
10.3 – Emocionais: Fobias (medos doentios) e ansiedade patológica. Exemplo: não suportam separar-se da mãe; rivalidade entre irmãs, ciúmes, invejas ...

10.4 – Social. Mutismo eletivo (calados para certas pessoas ou situações) falta ou excesso de inibição, além de outros.

10.5 – Tiques: motor (gestos repetitivos) ou vocais (repetições de expressão ou palavras).

10.6 – Emocionais-comportamentais (fisiológicos):
. Enurese (não controlar urina à noite ou de dia).
. Ecoprese (não controlar as fezes)
. Alimentação (pica – perversão do apetite ou do paladar); comer coisas estranhas - terra, fezes, secreções.
. Agressividade: sem sentido.
. Gagueira (fala desordenada).

Um comentário:

  1. Caro amigo,
    Parabens pelo seu trabalho, td muito interessante e necessário, acompanho seu blog e gosto.
    Abraço,
    Gonzalo
    http://www.blogdoenriquez.blogspot.com/

    ResponderExcluir